Políticas de educação do campo: avanços e desafios

Autores

  • Telmo Marcon Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0005

Resumo

O texto analisa as diretrizes da educação do campo numa dupla perspectiva: avanços e desafios. Os avanços evidenciam-se na formulação de diretrizes com base numa concepção de educação emancipatória e cidadã, e os desafios, por sua vez, concretizam-se nas dificuldades de a escola do campo problematizar os contextos socioculturais dos seus alunos; na implementação de políticas de nucleação por governos estaduais e municipais que resultam no deslocamento de escolas do campo para as cidades ou pequenos povoados; no transporte diário de milhares de crianças do campo para a cidade, que, além retirar os sujeitos dos seus contextos, incrementa processos migratórios e colide frontalmente com as diretrizes da educação do campo elaboradas no início do século XXI. Do ponto de vista teórico, o texto assenta-se em documentos e em referenciais bibliográficos relativos à educação do campo.

 

Palavras-chave: Educação do campo. Diversidade cultural. Políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado em Educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

MARCON, T. Políticas de educação do campo: avanços e desafios. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 85–105, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3119. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos