As contribuições da ANPEd no processo de consolidação da Pós-Graduação brasileira: percursos históricos e cenários atuais
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0005Resumo
Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de reconstituir a historicidade das associações de pesquisa, no contexto dos 50 anos da institucionalização da política de Pós-Graduação no Brasil, com ênfase específica na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. A análise foi realizada com base na agenda política recente da associação, em especial no acompanhamento e posicionamento frente à aprovação da Lei 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação 2014-2024, tomando como referência a concepção gramsciana de Estado Ampliado. Os estudos indicam as tensões e desafios enfrentados pela ANPEd, a partir da participação de seus associados no âmbito da sociedade política, em que passam de formuladores a executores das políticas nacionais, ao passo que indicam as potencialidades e os limites da associação em se manter como entidade autônoma da sociedade civil, na defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos.
Palavras-chave: ANPEd. Estado ampliado. Plano Nacional de Educação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.