Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos

Autores

  • Vera Lúcia Bueno Fartes Universidade Federal da Bahia
  • Maria de Cássia Passos B. Gonçalves Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.047056

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa sobre o “Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos”, cujo objetivo foi compreender a concepção pedagógica do programa e a articulação entre os saberes teóricos e os saberes da prática docente, bem como verificar a concepção de trabalho docente implícita no projeto do curso, o qual foi levado a efeito no Instituto Federal da Bahia (antigo CEFET-BA). O método qualitativo e a análise documental estruturaram os trabalhos empíricos. Embora o curso tenha uma proposta multidisciplinar e de valorização dos saberes docentes, na prática tais propósitos não foram satisfatoriamente realizados: os componentes curriculares estão organizados de modo linear e hierárquico e a pretendida articulação dos saberes teóricos com os saberes da experiência dos docentes que participaram do curso não foi alcançada.

 

Palavras-chave: Saberes. Trabalho docente. Educação. Jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bueno Fartes, Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Linha de pesquisa:"Educação, Trabalho e Conhecimento Profissional". Doutora em Educação ; Pós-doutorado em Educação (bolsa Capes) no instituto de Educação da Universidade de Londres. Tem livros publicados sobre o tema e Dossiês Temáticos em Revistas especializadas, sendo o mais recente, em 2008,  nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, n. 135.

Maria de Cássia Passos B. Gonçalves, Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora da Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia. Mestre em Educação pela UFBA. Pesquisadora nas áreas de EJA e de Formação de Professores. Tem artigos publicados em revistas especializadas e capítulos de livro sobre os temas aos quais se dedica.

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

FARTES, V. L. B.; GONÇALVES, M. de C. P. B. Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 47–56, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.047056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/748. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos