As práticas docentes e o Currículo de Geografia no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Clézio dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0005

Resumo

O artigo analisa como os focos bimestrais presentes no Currículo Mínimo (CM) de Geografia para o Estado do Rio de Janeiro influenciam e são influenciados pela abordagem conceitual da disciplina escolar Geografia no Colégio Estadual Eng. Carlos Frederico de Arêa Leão, localizado no Bairro da Posse, Município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A metodologia utilizada é a qualitativa, utilizando o referencial teórico da área, destacando-se as contribuições de Pontuschka; Paganelli e Cacete (2007), Santos (2013), Farias (2013, 2014), Caso e Gurevich (2014). A coleta de dados envolveu entrevistas com os professores de Geografia que atuam no estabelecimento pesquisado. Como resultado principal, apresentamos uma análise centrada nas diferentes práticas docentes abordadas numa perspectiva reflexiva e contextualizada. Assim, foi possível evidenciar a relação teoria-prática dos docentes por meio de práticas disciplinares e interdisciplinares no cotidiano escolar. Conclui-se que a criação de sistemas educacionais compactos para atender, muitas vezes, apenas às necessidades políticas de governos, deixa de fora considerações e constatações de décadas de discussão acadêmica e as próprias necessidades locais, além de influenciar diretamente na prática docente e na efetivação do currículo.

 

Palavras-chave: Currículo de geografia. Ensino de Geografia. Rio de Janeiro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clézio dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Prof. Adjunto III do Departamento de Educação e Sociedade (DES) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (UFRRJ), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq).

Downloads

Publicado

2017-04-08

Como Citar

SANTOS, C. dos. As práticas docentes e o Currículo de Geografia no Estado do Rio de Janeiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 83–98, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8733. Acesso em: 24 nov. 2024.