Um currículo que verte sangue: tecnologia de apoptose no necrocurrículo das narrativas midiáticas seriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21387.035

Resumo

Neste artigo, investiga-se o currículo das narrativas midiáticas seriadas, significando-o como um “necrocurrículo”, um artefato pedagógico cuja ação regulatória dá-se em torno da qualificação de modos de vida e, consequentemente, distribuição de mandos de morte. O argumento é o de que, ao articular uma política de morte frente a marcadores da diferença, esse currículo tem criado e articulado significados que justificam a possibilidade de expurgo do que considera indesejado por meio de uma “tecnologia de apoptose” relacionada às práticas de programação de morte. Evidencia-se uma forma estilizada de extermínio do sujeito negro a partir desse currículo que, sob a desculpa de estar dramatizando a experiência do racismo, termina por reiterar e adicionalmente produzir a própria violência que alega estar criticando. Conclui-se que tal artefato tem atuado como uma atualização do “corpo supliciado”, de modo a ensinar que a qualquer momento um sujeito negro está vulnerável à violência e à morte.

Palavras-chave: Currículo. Raça. Narrativas midiáticas seriadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evanilson Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Multidisciplinar de Angicos. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2022), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2018), licenciado em Ciências Biológicas pela UFRN (2014) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) (2021).

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UFPB. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2011), Mestre em Educação pela UFPB (2005), licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2002), em Geografia (2019) e Pedagogia (2020) pela Uninter.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

GURGEL, E.; MAKNAMARA, M. Um currículo que verte sangue: tecnologia de apoptose no necrocurrículo das narrativas midiáticas seriadas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21387.035. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21387. Acesso em: 30 abr. 2024.