Ética e investigação em educação: a (in)visibilidade ético-epistemológica das crianças no consentimento informado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21399.037

Resumo

De caráter qualitativo, este texto tem por objetivo essencial analisar, no âmbito da investigação em educação com crianças, a invisibilidade ou a visibilidade ético-epistemológica que lhes é dada. Pretende-se saber qual o modus operandi ético e epistemológico que os adultos, enquanto investigadores, demonstram relativamente às crianças, no que diz respeito a quatro dimensões específicas que se cruzam: 1) consentimento informado; 2) confidencialidade, anonimato e privacidade; 3) relações de poder entre adulto e crianças; 4) autoria da produção do conhecimento. Perante cada um destes aspetos, pretende-se saber se o investigador compreende e assume a sua tarefa fundamental neste processo de profundo questionamento crítico e de reflexividade ético-epistemológica que se impõe, tendo consciência de que não existe uma ética à la carte pronta a aplicar em qualquer circunstância.

Palavras-chave: Ética na investigação. (In)visibilidade ético-epistemológica. Crianças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula da Silveira Simões Pedro, Universidade de Aveiro

Professora da Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, Aveiro, Portugal, e doutorada em Ciências da Educação pela mesma Universidade. Possui Licenciatura e Mestrado em Filosofia e Teoria do Conhecimento e Epistemologia pela Universidade Católica de Braga.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

PEDRO, A. P. da S. S. Ética e investigação em educação: a (in)visibilidade ético-epistemológica das crianças no consentimento informado. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21399.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21399. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate