Experienciando a formação continuada de professores de Química do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22744.093

Resumo

O professor do Ensino Superior que atua com conhecimentos específicos das Ciências da Natureza tem pouca aproximação com teorias e conhecimentos relacionados à didática, o que tem levado a uma maior atenção para a formação continuada. Neste trabalho analisamos o potencial de um projeto de formação continuada desenvolvido no ambiente de trabalho dos participantes, em uma parceria entre professores do campo da Química e do campo da Educação Química. Nesse projeto os professores entraram em contato com estudos do campo da Educação e planejaram aulas a partir desses estudos, desenvolvendo-as em suas próprias turmas. Como resultado os participantes destacaram a boa receptividade e a participação ativa dos estudantes e identificaram fatores que auxiliaram no processo de aprendizagem. Com isso, argumentamos que a aproximação mais direta entre a teoria e a prática se deu pela parceria entre Químicos e Educadores Químicos e pela formação no ambiente de trabalho dos docentes.

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino Superior. Química.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de Ensino de Química no Departamento de Química/ICEx, da UFMG. Líder do Grupo Multidisciplinar de Estudos em Ensino de Química (GMEEQ).

Roberta Guimarães Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Ensino de Química no Departamento de Química/ICEx, da UFMG. Participa do Grupo de Pesquisa ECoAR: Pesquisa sobre Ensino de Ciências, Argumentação e Resolução de problemas.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

QUADROS, A. L. de; CORRÊA, R. G. Experienciando a formação continuada de professores de Química do Ensino Superior . Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22744.093. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22744. Acesso em: 19 nov. 2024.