Expansão do Ensino a Distância: a Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22828.027

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a expansão do Ensino Superior a distância da Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização. A metodologia adotada parte do levantamento bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise documental. Os resultados evidenciam que a Universidade Pitágoras Unopar possui grande participação no Ensino a Distância (EaD) no Brasil, representando, aproximadamente, 12% entre as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, e 13,41% entre as IES privadas no ano de 2020. Identificou-se que a predominância de matrículas na modalidade EaD influenciou a Kroton/Cogna a criar, nos anos de 2019 e 2020, oito faculdades com a marca Unopar, além de criar marketing com plataformas digitais, com o objetivo de fortalecer o mercado EaD, evidenciando que a Educação Superior via EaD está se expandindo de forma mercantilizada na lógica da financeirização do capital.

Palavras-chave: Financeirização. Expansão do Ensino a Distância. Unopar. Cogna/Kroton.

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Biografia do Autor

Maria Caroline Cavalcante dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação. Universidade Federal do Pará (UFPA).

Maria Edilene da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

SANTOS, M. C. C. dos; RIBEIRO, M. E. da S. Expansão do Ensino a Distância: a Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22828.027. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22828. Acesso em: 1 jul. 2024.