Quem são os professores de adultos nas prisões portuguesas e como eles constroem o seu saber?
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23385.086Resumo
A educação de adultos ocorre em diversos contextos. Os estabelecimentos prisionais são um deles. Assim sendo, neste artigo, pretende-se, essencialmente, traçar o perfil dos professores que desenvolvem as suas funções nas prisões de Portugal e, simultaneamente, procurar perceber como constroem e desenvolvem os saberes que lhes permitem desempenhar as suas funções num local com características tão particulares. Para tal, realizámos um levantamento a nível nacional sobre os professores que trabalham na educação nas prisões do continente e ilhas, a quem foi enviado um inquérito por questionário. Os resultados mostram, entre outros aspetos, que são sobretudo mulheres, que têm, na sua maior parte, mais de 40 anos, que predomina o grau académico de licenciado, que não têm qualquer formação específica para lecionar a adultos em contexto prisional e que o contexto de trabalho e a prática nele realizada assume relevo na construção dos saberes que lhes permitem atuar em tal contexto.
Palavras-chave: Educação nas prisões. Professores. Saberes.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.