¿Maestra sí, tía no? Una propuesta de profesionalización para la educación infantil desde la teoría feminista
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23637.087Resumo
La educación de la primera infancia ha estado históricamente a cargo de mujeres, asociada a discursos maternalistas. Esto conlleva una composición de la fuerza laboral altamente feminizada, en que, a pesar de los recurrentes discursos proinfancia, la labor de las educadoras infantiles es entendida como un trabajo fácil e instintivo, que no requiere formación profesional. Ello es parte de una injusticia epistémica respecto a la valoración patriarcal de los saberes y prácticas de las profesiones. Resulta crucial, desde una perspectiva de género, deconstruir estos discursos anclados en variados niveles, concretamente en el educativo, para examinar los símbolos, las experiencias, el posicionamiento y el ejercicio de las educadoras en su rol profesional. El artículo es un ensayo teórico-reflexivo que tiene el propósito de analizar los dilemas en torno a la concepción de profesionalismo del nivel educativo y desarrollar una propuesta a partir de una perspectiva feminista de la ética del cuidado.
Palabras claves: Educación Inicial. Educación preescolar. Feminismo. Género. Profesionalismo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.