Combinação teórica: um ensaio

Autores

  • Quênia Renee Strasburg
  • Berenice Corsetti

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.014

Resumo

Resumo: o artigo partiu da necessidade de construir sentido na análise de políticas educacionais de formação e carreira docente no contemporâneo. A pesquisa foi realizada a partir do cotejamento entre documentos do Banco Mundial e de literatura da área, tendo como superfície de análise as Revistas Nova Escola e Gestão Escolar no período de 2008-2017. Para compreensão das políticas, juntamente com os artefatos culturais de mídia impressa, foi articulada uma combinação teórica entre elementos da teoria histórico-crítica e da teoria pós-crítica. Este texto sistematiza pontos de tensão e de aproximação dos referenciais teóricos para sustentar as opções e as análises de políticas educacionais no que tange as convergências advindas da arena de influência. Destaca, neste momento histórico, seus desdobramentos para a pesquisa em políticas em educação em geral e para políticas de formação e de carreira docente em particular.

 

Palavras-chaves: Políticas educacionais. Teoria histórico-crítica. Teoria pós-crítica. Teorização combinada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ADORNO, T. Palavras e sinais, modelos críticos. Petrópolis: Vozes, 1995.

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. 1947. Disponível em: <https://nupese.fe.ufg.br/up/208/o/fil_dialetica_esclarec.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2017.

APPLE, M. W. Power, meaning and identity: critical sociology of education in the United States. British Journal of Sociology of Education, v. 17, n. 2, p. 125-144, jul. 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/0142569960170201

APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. Introdução: mapeamento da sociologia da educação: contexto social, poder e conhecimento. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 17-29.

BALL, S. J. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 78-99.

BALL, S. J.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, jul. 1992. DOI: https://doi.org/10.1080/0022027920240201

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BITTAR, M.; FERREIRA JÚNIOR, A. História, epistemologia marxista e pesquisa educacional brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 489-511, maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000200010

BUFFA, E. A questão das fontes de investigação em história da educação. Série Estudos, Campo Grande, n. 12, p. 79-86, jul./dez. 2001.

HOBSBAWM, E. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LIMA, L. F.; SOUZA, B. S.; LUCE, M. B. A abordagem do ciclo de políticas nos Programas de Pós-Graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-29, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.008

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003

MAINARDES, J. Entrevista com o professor Stephen J. Ball. Olhares, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, nov. 2015. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.432

MAINARDES, J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-25, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698173480

MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 12, n. 16, p. 1-19, ago. 2018a. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217

MAINARDES, J. A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018b. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230034

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-167.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 256-264, nov. 2013b. DOI: https://doi.org/10.1080/14748460.2013.840985

MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas: lista de obras de S. J. Ball e de pesquisas brasileiras que empregam suas ideias. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/283732589_Informacoes_sobre_a_abordagem_do_ciclo_de_politicas_Lista_de_obras_de_S_J_Ball_e_de_pesquisas_brasileiras_que_empregam_suas_ideias>. Acesso em: 20 mar. 2018.

MAINARDES, J.; TELLO, C. Research on the field of education policy: exploring different levels of approach and abstraction. Education Policy Analysis Archives, v. 24, n. 75, p. 1-13, jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2331

OZGA, J. Investigação sobre Políticas Educacionais: terreno de contestação. Porto: Porto Editora, 2000.

PESAVENTO, S. J. (Org.). Fronteiras do milênio. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

PUCCI, B. Teoria crítica e educação. In: PUCCI, B. (Org.). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 11-58.

PUCCI, B. Teoria crítica e educação: contribuições da teoria crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, v. 8, p. 13-30, 2001.

ROSA, S. S. da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 4, p. 1-17, 2019. DOI: https://10.5212/retepe.v.4.004

SANTOS, B. S. Porque é tão difícil construir uma teoria crítica? Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 54, p. 197-215, jun. 1999.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SOTELO, D. Educação e teoria crítica. Revista Científica FacMais, v. 2, n. 1, p. 36-46, jul./dez. 2012.

SOUSA, M. Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-22, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.016

TESKE, O. Uma análise social a partir da teoria crítica. In: TESKE, O. (Org.). Sociologia: textos e contextos. Canoas: ULBRA, 1999. p. 91-106.

TRIGO, T. A.; SOUZA, R. A. A concepção marxista de história: aspectos da contribuição de Marx para a história da educação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009. p. 6936-6948.

VIEIRA, M. M. F.; CALDAS, M. P. Teoria crítica e pós-modernismo: principais alternativas à hegemonia funcionalista. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 59-70, jan./mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-75902006000100006

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

STRASBURG, Q. R.; CORSETTI, B. Combinação teórica: um ensaio. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13777. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos