Combinação teórica: um ensaio
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.014Resumo
Resumo: o artigo partiu da necessidade de construir sentido na análise de políticas educacionais de formação e carreira docente no contemporâneo. A pesquisa foi realizada a partir do cotejamento entre documentos do Banco Mundial e de literatura da área, tendo como superfície de análise as Revistas Nova Escola e Gestão Escolar no período de 2008-2017. Para compreensão das políticas, juntamente com os artefatos culturais de mídia impressa, foi articulada uma combinação teórica entre elementos da teoria histórico-crítica e da teoria pós-crítica. Este texto sistematiza pontos de tensão e de aproximação dos referenciais teóricos para sustentar as opções e as análises de políticas educacionais no que tange as convergências advindas da arena de influência. Destaca, neste momento histórico, seus desdobramentos para a pesquisa em políticas em educação em geral e para políticas de formação e de carreira docente em particular.
Palavras-chaves: Políticas educacionais. Teoria histórico-crítica. Teoria pós-crítica. Teorização combinada.
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