Combinação teórica: um ensaio

Auteurs-es

  • Quênia Renee Strasburg
  • Berenice Corsetti

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.014

Résumé

Resumo: o artigo partiu da necessidade de construir sentido na análise de políticas educacionais de formação e carreira docente no contemporâneo. A pesquisa foi realizada a partir do cotejamento entre documentos do Banco Mundial e de literatura da área, tendo como superfície de análise as Revistas Nova Escola e Gestão Escolar no período de 2008-2017. Para compreensão das políticas, juntamente com os artefatos culturais de mídia impressa, foi articulada uma combinação teórica entre elementos da teoria histórico-crítica e da teoria pós-crítica. Este texto sistematiza pontos de tensão e de aproximação dos referenciais teóricos para sustentar as opções e as análises de políticas educacionais no que tange as convergências advindas da arena de influência. Destaca, neste momento histórico, seus desdobramentos para a pesquisa em políticas em educação em geral e para políticas de formação e de carreira docente em particular.

 

Palavras-chaves: Políticas educacionais. Teoria histórico-crítica. Teoria pós-crítica. Teorização combinada.

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2019-07-02

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STRASBURG, Q. R.; CORSETTI, B. Combinação teórica: um ensaio. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13777. Acesso em: 22 déc. 2024.

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