A implementação de uma política pública de educação - o Programa Mais Educação sob o olhar dos coordenadores do PME e oficineiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14542.006

Resumo

O objetivo central deste artigo é analisar a implementação do Programa Mais Educação (PME), por meio das percepções e atuações dos coordenadores do PME e oficineiros de duas escolas públicas participantes do Programa, através da técnica de entrevistas e observações de campo. Tendo como referencial teórico as pesquisas de Ball, Maguire e Braun (2016) e de Michael Lipsky (2019), o estudo se dirige aos pesquisadores no campo das Políticas Públicas e se pretende pensar a Política Educacional na perspectiva de seus agentes, que atuam nesse processo no dia a dia escolar. Este artigo é fruto de uma pesquisa mais abrangente realizada no município do Rio de Janeiro e um recorte da dissertação de mestrado do autor. Os resultados apontam para uma grande diversidade na implementação do Programa nas escolas pesquisadas e que as relações construídas em nível local evidenciam o poder discricionário dos sujeitos inseridos no processo de implementação da Política Pública, fazendo com que as normativas se materializem de maneiras distintas.

Palavras-chave: Implementação de Políticas Públicas. Programa Mais Educação. Agentes implementadores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
896
Mar 25 '20Mar 28 '20Mar 31 '20Apr 01 '20Apr 04 '20Apr 07 '20Apr 10 '20Apr 13 '20Apr 16 '20Apr 19 '20Apr 22 '206.0
| |

Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) | Coordenadora do Mestrado em Educação/PPGEdu e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) | Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (POGEFE) | Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) em 2014-2018 e 2018-2021.

Bruno Mattos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Graduado em Bacharel e Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Espacialista em Educação Física Escolar pelo CESPEB/UFRJ. Atuando como professor de Ed. Física na Educação Básica do Município do Rio de Janeiro e Coordenador de Esporte, Cultura e Lazer na Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da UFRJ. Pesquisador integrante do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI) e do Grupo de pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (POGEFE).

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

DA SILVA BERNADO, E.; DA SILVA, B. M. A implementação de uma política pública de educação - o Programa Mais Educação sob o olhar dos coordenadores do PME e oficineiros. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.14542.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14542. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

Artículos