A implementação de uma política pública de educação - o Programa Mais Educação sob o olhar dos coordenadores do PME e oficineiros
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14542.006Abstract
O objetivo central deste artigo é analisar a implementação do Programa Mais Educação (PME), por meio das percepções e atuações dos coordenadores do PME e oficineiros de duas escolas públicas participantes do Programa, através da técnica de entrevistas e observações de campo. Tendo como referencial teórico as pesquisas de Ball, Maguire e Braun (2016) e de Michael Lipsky (2019), o estudo se dirige aos pesquisadores no campo das Políticas Públicas e se pretende pensar a Política Educacional na perspectiva de seus agentes, que atuam nesse processo no dia a dia escolar. Este artigo é fruto de uma pesquisa mais abrangente realizada no município do Rio de Janeiro e um recorte da dissertação de mestrado do autor. Os resultados apontam para uma grande diversidade na implementação do Programa nas escolas pesquisadas e que as relações construídas em nível local evidenciam o poder discricionário dos sujeitos inseridos no processo de implementação da Política Pública, fazendo com que as normativas se materializem de maneiras distintas.
Palavras-chave: Implementação de Políticas Públicas. Programa Mais Educação. Agentes implementadores.
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