Programa Mais Alfabetização (PMALFA): uma análise político-pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20641.009Resumo
Este artigo apresenta uma análise político-pedagógica do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) que foi instituído pelo Ministério da Educação a partir de 2018. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem do Ciclo de Políticas (Stephen J. Ball e colaboradores) e na teoria da atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). A pesquisa envolveu análise documental e entrevistas com os participantes do Programa no município de Ponta Grossa, Paraná. Argumenta-se que os investimentos na melhoria das condições de ensino e de aprendizagem nas classes de alfabetização são importantes e necessários, mas precisam integrar uma política educacional permanente e orgânica. Discute-se, também: o PMALFA configurou-se como uma política paliativa e temporária; as equipes gestoras das escolas pesquisadas buscavam colocar o PMALFA em ação de modo a atender às necessidades de aprendizagem dos alunos; as estratégias de formação continuada foram incipientes; e a forma de contratação dos assistentes de alfabetização revelou a precarização do trabalho docente.
Palavras-chave: Programa Mais Alfabetização (PMALFA). Políticas educacionais. Alfabetização.
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