Programa Mais Alfabetização (PMALFA): uma análise político-pedagógica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20641.009

Abstract

Este artigo apresenta uma análise político-pedagógica do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) que foi instituído pelo Ministério da Educação a partir de 2018. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem do Ciclo de Políticas (Stephen J. Ball e colaboradores) e na teoria da atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). A pesquisa envolveu análise documental e entrevistas com os participantes do Programa no município de Ponta Grossa, Paraná. Argumenta-se que os investimentos na melhoria das condições de ensino e de aprendizagem nas classes de alfabetização são importantes e necessários, mas precisam integrar uma política educacional permanente e orgânica. Discute-se, também: o PMALFA configurou-se como uma política paliativa e temporária; as equipes gestoras das escolas pesquisadas buscavam colocar o PMALFA em ação de modo a atender às necessidades de aprendizagem dos alunos; as estratégias de formação continuada foram incipientes; e a forma de contratação dos assistentes de alfabetização revelou a precarização do trabalho docente.

Palavras-chave: Programa Mais Alfabetização (PMALFA). Políticas educacionais. Alfabetização.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Karina Durau do Prado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil.

Simone Regina Manosso Cartaxo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Paraná, Brasil. Professora do Departamento de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-08-18

Come citare

PRADO, K. D. do; CARTAXO, S. R. M. Programa Mais Alfabetização (PMALFA): uma análise político-pedagógica. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 7, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/retepe.v.7.20641.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20641. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artículos