A constituição do homem empresarial nos planos de carreira dos profissionais do magistério: uma proposta de matriz analítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21754.011

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma matriz que auxilie os pesquisadores e as pesquisadoras a tomar os Planos de Carreira e Remuneração (PCR) dos profissionais do magistério como um modo de o poder público contribuir para a constituição do homem empresarial, em contraposição a um PCR que entenda que as qualidades estatutárias para o acesso, a atratividade e o progresso profissional valorizem o servidor a partir das ações de proteção e de ampliação das condições de carreira ofertadas pelo próprio Estado. Os aspectos que embasam a literatura em torno da temática caminham na direção da construção de PCR que promovam a atratividade, a permanência e a segurança na profissão, em contraposição aos ditames neoliberais, que objetivam tornar o trabalhador como empreendedor de si, estendendo a lógica de mercado empresarial às relações humanas. As indicações deste estudo compreendem que os PCR têm potencialidade para constituir, no âmbito educacional público, homens empresariais na lógica neoliberal, fato que embasa a proposta metodológica discutida neste texto.

Palavras-chave: Política educacional. Valorização do professor. Neoliberalismo. Empreendedorismo. Planos de carreira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I – João Pessoa, Paraíba, Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

SILVA, M. Q. da. A constituição do homem empresarial nos planos de carreira dos profissionais do magistério: uma proposta de matriz analítica. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21754.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21754. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos