Antonio Gramsci: um estudo biográfico sobre a vida do pensador
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.24697.003Resumo
Este artigo traz uma revisão crítica de literatura sobre a biografia de Antonio Gramsci (1891-1937). Filósofo marxista, escritor, teórico político, jornalista, crítico literário, linguista, historiador, político e tradutor italiano, Gramsci foi cofundador do Partido Comunista da Itália e autor dos Cadernos do Cárcere, escritos durante sua prisão pelo regime fascista de Benito Mussolini. Por meio de uma revisão crítica de literatura, o estudo destaca a importância de fontes confiáveis na construção de biografias, discutindo discrepâncias em registros históricos e a influência de diferentes interpretações sobre sua trajetória. Além disso, a pesquisa aborda aspectos pouco mencionados sobre sua vida, como sua condição de Pessoa com Deficiência (PcD) e as circunstâncias políticas que envolveram tanto sua prisão quanto a de seu pai, Francesco Gramsci. A análise buscou preencher lacunas historiográficas e fornecer uma visão fundamentada da vida de Gramsci, ressaltando sua relevância para os estudos acadêmicos em trinta e cinco áreas do conhecimento no Brasil. O artigo ainda traz imagens do pensador sardo e de sua família.
Palavras-chave: Antonio Gramsci. Biografia. Fontes historiográficas.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.