Mapa das epistemologias da política educacional nos PPGEs Paranaenses, Brasil (2010-2012)
Abstract
Resumo: Este artigo apresenta resultados do mapeamento das investigações no campo acadêmico da política educacional paranaense, realizado a partir da análise da produção discente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs), no estado do Paraná (Brasil). A categorização da produção do período 2010-2012, nas linhas voltadas à política educacional, foi executada, por meio do estudo das epistemologias presentes nas teses e nas dissertações, para compreender como o campo acadêmico da política educacional tem se constituído no referido estado. A cartografia social foi utilizada como metodologia, que tem suas bases compostas pelo pluralismo epistemológico, e faz uso da análise textual e da construção de mapas. Na mostra analisada, a maioria dos trabalhos omitiu as referências teóricas nas explicitações dos resumos, portanto, ficou evidente a metodologia em seu âmbito técnico. O mapa construído sobre as epistemologias da pesquisa em política educacional nos PPGEs no Paraná indica espaços ocupados por diferentes perspectivas, com grande destaque ao materialismo histórico-dialético. Por um lado, isso aponta uma possível tradição do método marxista nesses PPGEs; e, por outro, pode indicar uma produção em que o posicionamento político sobrepõe-se à metodologia da pesquisa.
Palavras-chave: Meta-análise. Epistemologias da política educacional. Cartografia social. Pluralismo. Pós-modernismo.
Metriken
Literaturhinweise
Almeida, M. de L. P. e Tello, C. (2013a). “Consolidando o campo de investigação em política educacional”. En: Tello, C. e Almeida, M. de L. P. (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas/SP: Mercado das Letras.
Almeida, M. de L. P. e Tello, C. (2013b). “Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional: uma análise para além da mercadorização do conhecimento”. En: Tello, C. e Almeida, M. de L. P. (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas/SP: Mercado das Letras.
Boneti, L. W. (2013). Fundamentos epistemológicos das políticas educacionais no Brasil: da razão moderna ao discurso da inclusão social. Em: Anais, II. Congresso Nacional de Educação – Educere, 2013, Curitiba, PR. Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica Disponível em: http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/7272_6796.pdf. Acessado no mês de janeiro, 2015.
Deubel, A.N.R. (2008). “Perspectivas teóricas para el análisis de las políticas públicas: ¿de la razón científica al arte retórico?”. Estudios Políticos, n. 33, pp. 67-91. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/estudiospoliticos/article/view/1943/1602. Acessado no mês de janeiro, 2015.
Ferreira, E. B. e Oliveira, D. A. (2009). “Apresentação”. En: Ferreira, E. B. e Oliveira, D. A. (orgs). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Lowy, M. (1987). As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida.
Mainardes, J. (2013). “Las epistemologias de la política educativa y sus contribuciones para el campo”. En: Tello, C. (coord. y comp.) Epistemologias de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas/SP: Mercado de Letras.
Mainardes, J., Ferreira, M. S. e Tello, C. (2011). “Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos”. En: Ball, S. e Mainardes, J. (Orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez.
Marx, K. (1989). O 18 Brumário de Luiz Bonaparte. São Paulo: Abril Cultural.
Marx, K. e Engels, F. (1986). A ideologia alemã. São Paulo: Editor Hucitec.
Oliveira, D. A. e Ferreira, E. B. (2008). “Políticas sociais e democratização da educação: novas fronteiras entre público e privado”. En: Azevedo, M. L. N. (Org.). Políticas públicas e educação: debates contemporâneos. Maringá: Eduem.
Oliveira, R. P. de. (2007). “Da Universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica”. Educação e Sociedade, v. 28, n. 100, pp. 661-690. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a0328100.pdf. Acessado no mês de outubro, 2014.
Santos, A. L. F. dos. (2011). A teoria da ação de Bourdieu, o conceito de campo científico e sua contribuição para os estudos sobre a produção do conhecimento em política educacional. Em: Anais, 34. Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Educação, 2011, Natal/RN. Natal/RN: Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Disponível em http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT05/GT05-756%20int.pdf. Acessado no mês de setembro, 2014.
Santos, A. L. F. dos e Azevedo, J. M. L. de. (2009). “A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico”. Rev. Bras. Educ. [online]. v. 14, n. 42, pp. 534-550. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000300010. Acessado no mês de agosto, 2013.
Silva, A. A. e Jacomini, M. A. (2014). A pós-graduação e a produção acadêmica em políticas educacionais: questões teórico-metodológicas. Anais, 2. Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Politica Educativa, 2014, Curitiba/PR, Curitiba/PR: Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa. Disponível em: http://www.relepe.org/images/675.pdf. Acessado no mês de setembro, 2014.
Silva, M. R. da. (2008). Currículo e competências: a formação administrada. São Paulo: Cortez.
Silva, T. T. da. (2005). Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica.
Souza, A. R. de. (2014). “A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando?” Práxis Educativa, v. 9, n. 2, pp. 355-367.
Souza Santos, B de. (1988). “Uma cartografia simbólica das representações sociais: prolegómenos a uma concepção pós-moderna do direito”. Revista Critica de Ciências Sociais, n. 24, pp. 139-172. Disponível em http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/94_Cartografia%20simbolica_RCCS24.pdf. Acessado no mês de setembro, 2014.
Tello, C. (2012) “Las epistemologías de La política educativa: vigilância y posicionamento epistemológico del investigador em política educativa”. Práxis Educativa, v. 7, n.1, pp. 53-68.
Tello, C. (2013). “El campo teórico de la política educacional: modelos, abordajes y objetos de estúdio”. Jornal de políticas educacionais, n. 14, pp. 62-75. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/jpe/article/view/38225/23329. Acessado no mês de janeiro, 2015.
Tello, C. e Gorostiaga, J. M. (2009). “El enfoque de la cartografia social para el análisis de debates sobre políticas educativas”. Práxis Educativa, v. 4, n. 2, pp. 159-168.
Tello, C. e Gorostiaga, J. M. (2013). “Aportes da cartografia social para uma epistemetodologia do visual na pesquisa sobre política educativa”. En: Tello, C. e Almeida, M. de L. P. (Orgs.). Epistemologias de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas/SP: Mercado das Letras.
Tello, C. e Mainardes, J. (2012). “La posición epistemológica de los investigadores en Política Educativa: Debates teóricos en torno a las perspectivas neomarxista, pluralista y pos-estructuralista”. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/ Education Policy Analysis Archives, v. 20, n. 9, pp.1 -31. Disponível em http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/988. Acessado no mês de agosto, 2013.
Weber, M. (2013). “A política como vocação”. En: Weber, M. Ciência e Política: duas vocações. 20ª edição. São Paulo: Cultrix.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.