Desafios metodológicos da pesquisa em financiamento da educação: aspectos essenciais colhidos de estudos publicados na revista Fineduca
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.6.18486.009Abstract
Este artigo tem como objetivo sistematizar reflexões sobre como fazer pesquisa em financiamento da educação a partir de elementos que os pesquisadores dessa temática têm construído para o conhecimento no campo, bem como identificar os desafios envolvidos e as opções metodológicas desenvolvidas até o presente. Para o desenvolvimento dessas reflexões, o estudo estruturou-se a partir de três eixos: a) a compreensão do financiamento da educação como uma dimensão da disputa pelo fundo público, explicitando-se que arcabouço conceitual os autores partilham para analisar o campo do financiamento; b) o exercício de análise temática dos artigos da revista Fineduca, tendo-se como problema central a identificação dos aportes e dos instrumentos metodológicos que têm operado na pesquisa em financiamento; e c) a discussão sobre os instrumentos metodológicos mais utilizados e suas implicações. Com a provocação proposta, buscou-se explicitar mais as metodologias e as escolhas feitas como condição para avançar de trabalhos mais descritivos das políticas de financiamento para estudos mais analíticos. Nesse sentido, a sistematização coletiva de procedimentos de soluções metodológicas parece fundamental para que novos pesquisadores e novas pesquisas possam fazer o conhecimento avançar.
Palavras-chave: Política educacional. Financiamento da educação. Metodologia da pesquisa. Análise temática. Fundo público.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.