La relación público-privado como objeto de investigación en el campo de la Política Educativa: teoría gramsciana en foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.6.18467.008

Resumen

Este texto tiene por objetivo reflexionar sobre las categorías gramscianas utilizadas en investigaciones que poseen como objetivo de estudio la relación público-privada en el campo de la Política Educativa. Para tanto, a partir de la búsqueda bibliográfica y estudio teórico anclado en la perspectiva marxista, se discute la relación público-privada en la Política Educativa brasileña, y se indica cómo determinados grupos de la sociedad civil organizada se caracterizan como Aparatos privados de hegemonía. En seguida, se identifican las categorías gramscianas utilizadas en investigaciones sobre la relación público-privada, con el intuito de reflexionar sobre sus contribuciones. Se concluye que la relación público-privado es relevante objeto de estudio, pues evidencia cómo las categorías Estado, hegemonía e intelectual orgánico están presentes en las investigaciones siendo fundamentales para el análisis de la relación público-privado en el campo de la Política Educativa.

Palabras clave: Relación público-privado. Política Educativa. Teoría Gramsciana.

Descargas

Métricas

Visualizaciones del PDF
547
Aug 19 '21Aug 22 '21Aug 25 '21Aug 28 '21Aug 31 '21Sep 01 '21Sep 04 '21Sep 07 '21Sep 10 '21Sep 13 '2114
| |

Biografía del autor/a

Kelly Letícia da Silva Sakata, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/IRATI-PR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO/I). Integrante da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (Replag) e do Grupo de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR. Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Técnica em Secretariado pelo Instituto Tecnológico de Barueri - SP (ITB). Afiliada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Atua como Pedagoga no Quadro Próprio do Magistério da prefeitura municipal de Araucária-PR (QPMA). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Desenvolve pesquisas com enfoque em: Política Educacional, Gestão Educacional e Relação entre o público e o privado.

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes, do Programa de Pós-graduação em Educação-CE/PPGE/Ufes e foi coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES) (2017-2019). É membro do conselho editorial/científico da Editora Brasil Multicultural, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial - GEPFEE/UFES e vice coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual, tendo como referenciais teóricos a teoria Histórico-cultural de Vigotiski, a Pedagogia Histórico-crítica e o pensamento político, educacional e filosófico de Antônio Gramsci.

Publicado

2021-08-17

Cómo citar

SAKATA, K. L. da S.; CHRISTIAN FERRARI DE MELO, D. La relación público-privado como objeto de investigación en el campo de la Política Educativa: teoría gramsciana en foco. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 6, p. 1–15, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.6.18467.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/18467. Acesso em: 6 may. 2025.

Número

Sección

Artículos