La relación público-privado como objeto de investigación en el campo de la Política Educativa: teoría gramsciana en foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.6.18467.008

Resumen

Este texto tiene por objetivo reflexionar sobre las categorías gramscianas utilizadas en investigaciones que poseen como objetivo de estudio la relación público-privada en el campo de la Política Educativa. Para tanto, a partir de la búsqueda bibliográfica y estudio teórico anclado en la perspectiva marxista, se discute la relación público-privada en la Política Educativa brasileña, y se indica cómo determinados grupos de la sociedad civil organizada se caracterizan como Aparatos privados de hegemonía. En seguida, se identifican las categorías gramscianas utilizadas en investigaciones sobre la relación público-privada, con el intuito de reflexionar sobre sus contribuciones. Se concluye que la relación público-privado es relevante objeto de estudio, pues evidencia cómo las categorías Estado, hegemonía e intelectual orgánico están presentes en las investigaciones siendo fundamentales para el análisis de la relación público-privado en el campo de la Política Educativa.

Palabras clave: Relación público-privado. Política Educativa. Teoría Gramsciana.

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Biografía del autor/a

Kelly Letícia da Silva Sakata, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/IRATI-PR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO/I). Integrante da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (Replag) e do Grupo de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR. Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Técnica em Secretariado pelo Instituto Tecnológico de Barueri - SP (ITB). Afiliada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Atua como Pedagoga no Quadro Próprio do Magistério da prefeitura municipal de Araucária-PR (QPMA). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Desenvolve pesquisas com enfoque em: Política Educacional, Gestão Educacional e Relação entre o público e o privado.

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes, do Programa de Pós-graduação em Educação-CE/PPGE/Ufes e foi coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES) (2017-2019). É membro do conselho editorial/científico da Editora Brasil Multicultural, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial - GEPFEE/UFES e vice coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual, tendo como referenciais teóricos a teoria Histórico-cultural de Vigotiski, a Pedagogia Histórico-crítica e o pensamento político, educacional e filosófico de Antônio Gramsci.

Publicado

2021-08-17

Cómo citar

SAKATA, K. L. da S.; CHRISTIAN FERRARI DE MELO, D. La relación público-privado como objeto de investigación en el campo de la Política Educativa: teoría gramsciana en foco. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 6, p. 1–15, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.6.18467.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/18467. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos