Apropriações dos conceitos e das categorias gramscianas nas teses em Políticas Educacionais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.11.25772.007

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar a apropriação teórica e metodológica do pensamento de Antonio Gramsci nas teses vinculadas às linhas de Políticas Educacionais dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2016 a 2020. O estudo destaca que a abordagem teórica dessas pesquisas é pautada no materialismo histórico-dialético, método fundamental para a compreensão das dinâmicas sociais e políticas, a partir de uma perspectiva gramsciana. Inicialmente, foi elaborada uma seção que aborda questões éticas na pesquisa, discutindo aspectos relacionados à integridade, ao rigor e aos cuidados metodológicos na análise das teses, além de refletir sobre categorias e conceitos de Gramsci. Posteriormente, realiza-se uma análise das categorias gramscianas, incluindo dados quantitativos sobre a frequência das categorias e dos conceitos utilizados nas teses, bem como o tratamento das categorias hegemonia, intelectuais, filosofia da práxis, Estado e sociedade civil. Por fim, a análise revela a predominância de uma leitura crítica dos escritos de Antonio Gramsci (1891-1937), voltada à problematização das políticas hegemônicas e das contradições sociais. No entanto, também foram identificadas limitações na apropriação do pensamento de Gramsci, o que sugere a importância de uma leitura dialética e crítica para fortalecer o viés emancipador das pesquisas.

Palavras-chave: Gramsci. Políticas Educacionais. Teses.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Elem Lustosa, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEL).

##submission.downloads##

Pubblicato

2026-02-18

Come citare

LUSTOSA, E.; LIMA, M. F. Apropriações dos conceitos e das categorias gramscianas nas teses em Políticas Educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 11, p. 1–16, 2026. DOI: 10.5212/retepe.v.11.25772.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25772. Acesso em: 21 feb. 2026.

Fascicolo

Sezione

Artículos