A implementação de políticas educacionais no nível micro: uma análise a partir dos profissionais da escola no contexto da prática

Auteurs-es

  • Breynner Ricardo de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Gestão Pública Programa de Pós Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0003-0956-4753

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.010

Résumé

Resumo: Este artigo analisa os profissionais da escola como agentes implementadores de políticas públicas a partir de uma perspectiva política, tomando como referência as pesquisas de Ball (1987, 2002, 2005), Ball et al. (2012); Michael Lipsky (1980); Maurice Tardif (2002); Lessard e Carpentier (2016), Oliveira (2014) e Gussi e Oliveira (2016). Apesar de partirem de aportes teóricos e metodológicos distintos, tais referenciais têm uma visão crítica da concepção weberiana de burocracia e do papel desempenhado pelos burocratas no processo de implementação de políticas públicas. Pretende-se utilizar essa literatura para se pensar as políticas educacionais e os sujeitos que atuam, cotidianamente, nesse processo em âmbito local, nas instituições educacionais. Assumindo que a implementação é um processo político e que os atores vinculados a esse processo têm agendas e interesses distintos, a discussão para o campo das políticas educacionais parte da premissa de que as instituições educacionais são complexas, nas quais as interações e ações dos agentes de base ajudam a desvendar as dinâmicas que ali são construídas. Como as políticas públicas não são anunciadas da mesma forma, distintos serão os sentidos atribuídos ao longo de sua trajetória até o nível local, razão pela qual os conceitos de interpretação e de tradução são importantes.

 

Palavras-chave: Política educacional. Implementação de políticas públicas. Implementação na escola. Agentes implementadores. Escola e políticas públicas.

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Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Gestão Pública Programa de Pós Graduação em Educação

Universidade Federal de Ouro Preto
Departamento de Gestão Pública
Programa de Pós Graduação em Educaçã

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Publié-e

2019-04-24

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DE OLIVEIRA, B. R. A implementação de políticas educacionais no nível micro: uma análise a partir dos profissionais da escola no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12972. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais: debates teóricos e problematizações