A entrevista compreensiva como método para o estudo de políticas educacionais: apontamentos teóricos e empíricos

Auteurs-es

  • Josélia Rita da Silva Instituto Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22029.014

Résumé

Este artigo objetiva discutir o emprego da entrevista compreensiva como método para a investigação de políticas educacionais que tenham como foco o lócus de execução e a óptica dos agentes implementadores. Para tanto, baseia-se em articulações teóricas a partir de revisão bibliográfica e na partilha de um relato de investigação empírica no Programa Escola Viva, desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Articulando-se sobre a importância do contexto e dos atores no estudo das políticas educacionais, apoia-se nas proposições de Ball (1994) e de Lotta (2014). A entrevista compreensiva como técnica de investigação baseia-se no método desenvolvido por Kauffmann (2013). Os resultados obtidos permitem considerar que a referida técnica se apresenta como um método profícuo de investigação empírica para as políticas educacionais. Seu emprego possibilita ao pesquisador a leitura dos sentidos atribuídos pelos atores escolares incluindo desafios, modificações, apoios e resistências. Foi possível concluir que a entrevista compreensiva se mostrou uma técnica de coleta de dados válida, viável e de fundamental importância para a investigação qualitativa de políticas educacionais, merecendo destaque seus aspectos mais humanizados e democráticos e sua capacidade de captação de novos e desconhecidos elementos que podem contribuir para aprofundar o conhecimento desse campo de estudos. 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Metodologia de pesquisa. Entrevista compreensiva. Contextos de políticas. Agentes implementadores.

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Biographie de l'auteur-e

Josélia Rita da Silva, Instituto Federal Fluminense

Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Itaperuna, Rio de Janeiro, Brasil.  Doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

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Publié-e

2023-08-17

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SILVA, J. R. da. A entrevista compreensiva como método para o estudo de políticas educacionais: apontamentos teóricos e empíricos. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.22029.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22029. Acesso em: 13 mai. 2024.

Numéro

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Artículos