A entrevista compreensiva como método para o estudo de políticas educacionais: apontamentos teóricos e empíricos
DOI :
https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22029.014Résumé
Este artigo objetiva discutir o emprego da entrevista compreensiva como método para a investigação de políticas educacionais que tenham como foco o lócus de execução e a óptica dos agentes implementadores. Para tanto, baseia-se em articulações teóricas a partir de revisão bibliográfica e na partilha de um relato de investigação empírica no Programa Escola Viva, desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Articulando-se sobre a importância do contexto e dos atores no estudo das políticas educacionais, apoia-se nas proposições de Ball (1994) e de Lotta (2014). A entrevista compreensiva como técnica de investigação baseia-se no método desenvolvido por Kauffmann (2013). Os resultados obtidos permitem considerar que a referida técnica se apresenta como um método profícuo de investigação empírica para as políticas educacionais. Seu emprego possibilita ao pesquisador a leitura dos sentidos atribuídos pelos atores escolares incluindo desafios, modificações, apoios e resistências. Foi possível concluir que a entrevista compreensiva se mostrou uma técnica de coleta de dados válida, viável e de fundamental importância para a investigação qualitativa de políticas educacionais, merecendo destaque seus aspectos mais humanizados e democráticos e sua capacidade de captação de novos e desconhecidos elementos que podem contribuir para aprofundar o conhecimento desse campo de estudos.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Metodologia de pesquisa. Entrevista compreensiva. Contextos de políticas. Agentes implementadores.
Statistiques
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.