Aproximações sobre Educação em Gramsci e Bourdieu

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23862.013

Résumé

Este trabalho tem como objetivo apresentar possíveis convergências entre as perspectivas gramsciana e bourdieusiana acerca do campo educacional, a partir de alguns conceitos específicos. Dentre os conceitos abordados, estão: hegemonia, violência simbólica, cultura e capital cultural. Para tanto, realiza-se uma reflexão teórica a partir de pesquisa bibliográfica, visando resgatar os escritos dos teóricos e interpretá-los, de forma a evidenciar aspectos para pensar o contexto educacional. Por fim, verifica-se a possibilidade de análises entre tais perspectivas por meio da identificação de relações e articulações para a educação, a partir da inter-relação entre conceitos de Gramsci e Bourdieu, ainda que os dois autores tenham orientações teóricas distintas e pontos de divergência.

Palavras-chave: Antonio Gramsci. Pierre Bourdieu. Educação.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Biographie de l'auteur-e

Tuany Cristina Carvalho Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Programa de Demanda Social (CAPES/DS). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-14

Comment citer

SANTOS, T. C. C. Aproximações sobre Educação em Gramsci e Bourdieu. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.23862.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23862. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artículos