Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais

Autori

  • Sanny Silva da Rosa Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.004

Abstract

Resumo: O artigo se dirige a pesquisadores iniciantes do campo das políticas educacionais e tem como objetivo apresentar e discutir algumas ideias e contribuições do sociólogo e pesquisador inglês Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas públicas de educação. O artigo está dividido em três partes: a primeira traz as temáticas centrais trabalhadas pelo autor ao longo de sua trajetória de pesquisa por meio de uma sinopse de suas principais obras; a segunda discute as contribuições de Ball para o tema da implementação a partir do conceito de atuação política. Tomando como referência seus principais influenciadores intelectuais, a última parte do texto explora a “caixa de ferramentas” teórico-metodológicas de Stephen Ball e as implicações de seu posicionamento epistemológico para as pesquisas sobre implementação de políticas educacionais.

 

Palavras-chave: Stephen J. Ball. Implementação de políticas. Atuação política.

Metriche

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Biografia autore

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Pedagoga, mestre e doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Mestrado Profissional), na linha de Políticas e Gestão e Educacional. Foi pesquisadora visitante do Institute of Education - University of London (2010/11) no departamento de Sociologia de Educação, com supervisão de Stephen J. Ball  em seus estudos de pós-doutoramento. Líder do grupo de pesquisa Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação Básica 

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Pubblicato

2019-01-28

Come citare

ROSA, S. S. da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12964. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais: debates teóricos e problematizações