A pesquisa em Política Educacional no Brasil: revisão de literatura

Autores

  • Solange Toldo Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste/Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.013

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura de trabalhos que abordam a pesquisa em Política Educacional no Brasil, no período de 1994 até 2018. A análise realizada toma como base a Teoria Social de Pierre Bourdieu, que considera a produção do conhecimento como parte da produção simbólica de um determinado campo. A partir desta revisão de literatura, indica-se que a Política Educacional é discutida, no Brasil, como objeto de pesquisa, subdisciplina da Ciência Política, campo de estudos, teórico, mas predominantemente como campo acadêmico. Os trabalhos analisados mostram que: a) os objetos de pesquisa do campo acadêmico da Política Educacional estão focados nas ações ou omissões do Estado; b) os autores pontuam que há desafios para a pesquisa em Política Educacional; c) as principais lacunas referem-se à necessidade de aprofundar a discussão sobre os objetos de estudo da Política Educacional, maior aprofundamento das análises e explicitação das perspectivas teórico-epistemológicas empregadas.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Campo acadêmico. Revisão de literatura.

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Biografia do Autor

Solange Toldo Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga e Mestre em Educação pela UFPR. Professora no Departamento de Pedagogia da UNICENTRO/Irati. Cursando Doutorado em Educação pela UEPG.

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Publicado

2018-07-28

Como Citar

SOARES, S. T. A pesquisa em Política Educacional no Brasil: revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–17, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12377. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O campo da Política Educacional no Brasil: novas abordagens