A pesquisa em Política Educacional no Brasil: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.013Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura de trabalhos que abordam a pesquisa em Política Educacional no Brasil, no período de 1994 até 2018. A análise realizada toma como base a Teoria Social de Pierre Bourdieu, que considera a produção do conhecimento como parte da produção simbólica de um determinado campo. A partir desta revisão de literatura, indica-se que a Política Educacional é discutida, no Brasil, como objeto de pesquisa, subdisciplina da Ciência Política, campo de estudos, teórico, mas predominantemente como campo acadêmico. Os trabalhos analisados mostram que: a) os objetos de pesquisa do campo acadêmico da Política Educacional estão focados nas ações ou omissões do Estado; b) os autores pontuam que há desafios para a pesquisa em Política Educacional; c) as principais lacunas referem-se à necessidade de aprofundar a discussão sobre os objetos de estudo da Política Educacional, maior aprofundamento das análises e explicitação das perspectivas teórico-epistemológicas empregadas.
Palavras-chave: Política Educacional. Campo acadêmico. Revisão de literatura.
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