A delimitação das terras da Câmara de Vila do Carmo/Mariana: aspectos de dinâmica e materialidade da posse de terras na América Portuguesa (1719 – 1752).

Authors

  • Tercio Voltani Veloso Universidade Federal de Ouro Preto

Keywords:

Urbanismo, História Regional, História das Cidades

Abstract

O presente artigo busca demonstrar as semelhanças e diferenças entre dois processos de demarcação do patrimônio da Câmara de Vila do Carmo/Mariana no século XVIII, em 1719 e 1752. Através da análise dessas duas demarcações, pretende-se elucidar aspectos que permeiam a dinâmica e a materialidade da posse das terras ocupadas pelos portugueses no interior da América. Dessa forma, será possível perceber os conflitos e ritos possessórios que estiveram presente na consolidação da ocupação lusitana na área das jazidas auríferas.

Author Biography

Tercio Voltani Veloso, Universidade Federal de Ouro Preto

Estudante do Mestrado em História no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Published

2013-07-11

How to Cite

VELOSO, T. V. A delimitação das terras da Câmara de Vila do Carmo/Mariana: aspectos de dinâmica e materialidade da posse de terras na América Portuguesa (1719 – 1752). Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4657. Acesso em: 23 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.