A delimitação das terras da Câmara de Vila do Carmo/Mariana: aspectos de dinâmica e materialidade da posse de terras na América Portuguesa (1719 – 1752).

Autores/as

  • Tercio Voltani Veloso Universidade Federal de Ouro Preto

Palabras clave:

Urbanismo, História Regional, História das Cidades

Resumen

O presente artigo busca demonstrar as semelhanças e diferenças entre dois processos de demarcação do patrimônio da Câmara de Vila do Carmo/Mariana no século XVIII, em 1719 e 1752. Através da análise dessas duas demarcações, pretende-se elucidar aspectos que permeiam a dinâmica e a materialidade da posse das terras ocupadas pelos portugueses no interior da América. Dessa forma, será possível perceber os conflitos e ritos possessórios que estiveram presente na consolidação da ocupação lusitana na área das jazidas auríferas.

Biografía del autor/a

Tercio Voltani Veloso, Universidade Federal de Ouro Preto

Estudante do Mestrado em História no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2013-07-11

Cómo citar

VELOSO, T. V. A delimitação das terras da Câmara de Vila do Carmo/Mariana: aspectos de dinâmica e materialidade da posse de terras na América Portuguesa (1719 – 1752). Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4657. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.