Ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar<I><BR> Teaching of history and afro-brazilian culture in the school curriculum<I><BR> Enseñanza de la historia y cultura afro-brasileña en el currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20190003Resumo
Resumo: o objetivo geral do presente trabalho é analisar a presença da História e cultura afro-brasileira no currículo escolar no Brasil. Objetiva-se ainda avaliar a importância da política pública estabelecida para Educação em relação ao ensino de História e cultura Afro-brasileira e sua presença em livros didáticos.
Palavras-chave: História. Ensino. Cultura. Afro-brasileira.
Abstract: the general objective of the present work is to analyze the presence the History and Afro-Brazilian culture in the school curriculum in Brazil. The objective is to evaluate the importance of public policy established for Education in relation to teaching History and Afro-Brazilian culture and your presence in textbooks.
Keywords: History. Teaching. Culture. Afro-Brazilian.
Resumen: el objetivo general del presente trabajo es analizar la presencia de la Historia y cultura afrobrasileña en el currículo escolar en Brasil. Se pretende además evaluar la importancia de la política pública establecida para Educación en relación a la enseñanza de Historia y cultura Afro-brasileña y su presencia en libros didácticos.
Palabras clave: Historia. Educación. Cultura. Afrobrasileño.
Métricas
Referências
BRASIL. Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 10 mai. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 10 mai. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 mai. 2019.
BUCZENKO, G.L. O ensino de História no Brasil no século XXI: por uma nova apologia da História. Anais. XVI Encontro Regional de História – Tempos de transição. Disponível em:
<http://www.encontro2018.pr.anpuh.org/site/anaiscomplementares2?AREA=1>.
Acesso em: 18 mai. 2019.
CARVALHO, M.R.V. Perfil do professor da educação básica. Série Documental. Relatos de Pesquisa, n. 41. Brasília, DF: INEP, 2018. Disponível em:
<http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/Perfil+do+Professor+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica/6b636752-855f-4402-b7d7-b9a43ccffd3e?version=1.2> Acesso em: 18 mai. 2019.
GOMES, N.L. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE, v.27, n.1, p. 109-121, jan./abr. 2011. Disponível em:
<https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19971>. Acesso em: 15 mai. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). RESOLUÇÃO nº 1, de 17 de junho de 2004. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2019.
______. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.> Acesso em: 19 mai. 2019.
PAULA, B. X; GUIMARÃES, S. 10 anos da Lei federal nº 10.639/2003 e a formação de
professores: uma leitura de pesquisas científicas. Educ. Pesqui. v. 40, n. 2, p. 435-448, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201406151>. Acesso em: 15 mai. 2019.
PROJETO BURITI 1. Ciências, Geografia, História. 1.ed. São Paulo: Moderna 2010.
______.História 2. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2013.
______. História 3. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2013.
SAEdigital. De olho na BNCC. 2. Ed. 2019. Disponível em:
< https://materiais.sae.digital/ebook_bncc_2edicao> . Acesso em: 19 mai. 2019.
SCHMIDT, M. F. Nova História crítica: ensino médio. 1. ed. São Paulo: Nova Geração, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.