Geoecologia de Paisagens e Educação Ambiental Aplicada
Fundamentos para o Planejamento e a Gestão Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2220512.030Palavras-chave:
Ecogeografia., Ecopedagogia, Ecoplanejamento, Gerenciamento TerritorialResumo
Percebe-se, na contemporaneidade, a imposição do paradigma econômico sobre as práticas ambientais adotas pelos modelos de desenvolvimento empreendidos. Por conseguinte, têm-se como resultados impactos ambientais e sociais que descaracterizam a paisagem, desequilibram os sistemas e serviços ecogeográficos e prejudicam a qualidade do ambiente e de vida das populações. Assim, trabalhos de planejamento e gestão ambiental consubstanciados por práticas de Educação Ambiental são fundamentais para a conservação e preservação do meio natural, bem como para construção e consolidação de uma nova consciência geoecológica. Este estudo discute as bases epistemológicas e o arcabouço metodológico da Geoecologia de Paisagens e da Educação Ambiental Aplicada visando o planejamento e gestão territorial com vistas ao ordenamento territorial equitativo. Tem-se o desenvolvimento sustentável como um horizonte e a Educação Ambiental Aplicada como estratégia, tanto para fins de planejamento e gestão ambiental quanto para construção, consolidação e implementação da consciência geoecológica para mudança de percepção, valores e posturas ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Terr@ Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.