The transversality of ethics in the professional training of social workers: contemporary challenges for its materialization in Universities in the State of Paraná

Main Article Content

Silmara Carneiro e Silva
https://orcid.org/0000-0003-3904-4329
Olegna de Souza Guedes

Abstract

This article shares the results of a research that analyzed ethical transversality in the curricular structure of undergraduate Social Work courses in public universities in the state of Paraná, Brazil. It is a qualitative, descriptive, and exploratory research that includes bibliographic and
document analysis. The study investigated four Social Work courses from three universities in Paraná: State University of Londrina, Western Paraná University, and State University of Ponta Grossa. The results indicated that the 1986 Curricular Guidelines were constructed from a  perspective of totality, primarily translated into the proposal of an articulated education with three core foundations, which should guide the syllabuses of  disciplines and other activities concerning professional education. It was observed that although ethics is present in the syllabuses of different disciplines in the analyzed courses, its transversality is not yet explicitly stated in the curricular structures, pointing to some challenges  regarding ethics-focused education. This requires  strengthning the articulation between disciplines based on the intrinsic relationship between them and the theoretical-methodological, ethical-political, and technical-operational dimensions, which constitute the profession.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
SILVA, S. C. e; DE SOUZA GUEDES, O. . The transversality of ethics in the professional training of social workers: contemporary challenges for its materialization in Universities in the State of Paraná. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422784.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22784. Acesso em: 23 nov. 2024.
Section
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Author Biographies

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Graduada em Serviço Social pela UEPG. Pós-doutora. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. . E-mail: scsilva@uepg.br.

 

Olegna de Souza Guedes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Assistente Social. Pós-doutora. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Bolsista Produtividade CNPq. E-mail: olegnasg@gmail.com.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. ABESS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996). Cadernos ABESS, São Paulo, n. 7, p.58-76, nov. 1997.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. Centro de Documentação e Pesquisa em Serviço Social. ABESS/CEDEPSS. Proposta Básica para o projeto de formação profissional. Serviço Social e Sociedade, ano XV, n.50, São Paulo, p.143-171, abr.1996.

BARROCO, Maria Lúcia. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. 6. ed. São Paulo, Cortez, 2008.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do Assistente Social. Lei n° 8662/1993. 9. ed.rev. e atual. Brasília, 2011.

CARDOSO, P.F.G. Ética e Projetos Profissionais: os diferentes caminhos do Serviço Social no Brasil. São Paulo: Papel Social, 2013.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior - CNE/CES. Resolução Nº 15 – 13/03/2002: CNE/CES: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Diário Oficial da União, Brasília, 9 ab. 2002. Seção 1, p. 33-34.

LUKÁCS. G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Cadernos NEAN, São Paulo, n. 1, 1997.

LUKÁCS. G. Para uma ontologia do Ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.

LUKÁCS, György. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE n. 049.2005. Ratifica o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social, em implantação a partir do ano letivo de 2002. Disponível em: servico_social.pdf (uel.br). Acesso em: 10 dez. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE - Nº 2021.24. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE – Nº 042.2014. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2014a.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Departamento de Serviço Social. Programa da Disciplina: Ética Profissional do Serviço Social. Ponta Grossa: UEPG, 2014b.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE Nº 267/2017, de 30 de novembro de 2017. Altera o projeto pedagógico do curso de Serviço Social do campus de Francisco Beltrão, aprovado pela Resolução nº 251/2016-Cepe, de 8 de dezembro de 2016. 2017. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCnt Codigo=9537. Acesso em: 23 nov. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução -CEPE nº 159/2019, de 12 de setembro de 2019. Altera o Projeto Político-Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo e revoga a Resolução nº 247/2014-Cepe. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCntCodigo=154867. Acesso em: 10 dez. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 166/2022, de 15 de setembro de 2022. Aprova alterações no Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo. Disponível em: download (unioeste.br). Acesso em: 10 dez. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 010/2023, de 28 de fevereiro de 2023. Aprova a alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Francisco Beltrão. Acesso em: 10 dez. 2023.

CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. UNIOESTE/CEPE. Resolução CEPE n. 156.2003 e Anexo I – CEPE/UNIOESTE, 2003.

Most read articles by the same author(s)