The transversality of ethics in the professional training of social workers: contemporary challenges for its materialization in Universities in the State of Paraná
Main Article Content
Abstract
This article shares the results of a research that analyzed ethical transversality in the curricular structure of undergraduate Social Work courses in public universities in the state of Paraná, Brazil. It is a qualitative, descriptive, and exploratory research that includes bibliographic and
document analysis. The study investigated four Social Work courses from three universities in Paraná: State University of Londrina, Western Paraná University, and State University of Ponta Grossa. The results indicated that the 1986 Curricular Guidelines were constructed from a perspective of totality, primarily translated into the proposal of an articulated education with three core foundations, which should guide the syllabuses of disciplines and other activities concerning professional education. It was observed that although ethics is present in the syllabuses of different disciplines in the analyzed courses, its transversality is not yet explicitly stated in the curricular structures, pointing to some challenges regarding ethics-focused education. This requires strengthning the articulation between disciplines based on the intrinsic relationship between them and the theoretical-methodological, ethical-political, and technical-operational dimensions, which constitute the profession.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. ABESS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996). Cadernos ABESS, São Paulo, n. 7, p.58-76, nov. 1997.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. Centro de Documentação e Pesquisa em Serviço Social. ABESS/CEDEPSS. Proposta Básica para o projeto de formação profissional. Serviço Social e Sociedade, ano XV, n.50, São Paulo, p.143-171, abr.1996.
BARROCO, Maria Lúcia. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. 6. ed. São Paulo, Cortez, 2008.
CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do Assistente Social. Lei n° 8662/1993. 9. ed.rev. e atual. Brasília, 2011.
CARDOSO, P.F.G. Ética e Projetos Profissionais: os diferentes caminhos do Serviço Social no Brasil. São Paulo: Papel Social, 2013.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior - CNE/CES. Resolução Nº 15 – 13/03/2002: CNE/CES: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Diário Oficial da União, Brasília, 9 ab. 2002. Seção 1, p. 33-34.
LUKÁCS. G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Cadernos NEAN, São Paulo, n. 1, 1997.
LUKÁCS. G. Para uma ontologia do Ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
LUKÁCS, György. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE n. 049.2005. Ratifica o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social, em implantação a partir do ano letivo de 2002. Disponível em: servico_social.pdf (uel.br). Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE - Nº 2021.24. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE – Nº 042.2014. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2014a.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Departamento de Serviço Social. Programa da Disciplina: Ética Profissional do Serviço Social. Ponta Grossa: UEPG, 2014b.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE Nº 267/2017, de 30 de novembro de 2017. Altera o projeto pedagógico do curso de Serviço Social do campus de Francisco Beltrão, aprovado pela Resolução nº 251/2016-Cepe, de 8 de dezembro de 2016. 2017. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCnt Codigo=9537. Acesso em: 23 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução -CEPE nº 159/2019, de 12 de setembro de 2019. Altera o Projeto Político-Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo e revoga a Resolução nº 247/2014-Cepe. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCntCodigo=154867. Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 166/2022, de 15 de setembro de 2022. Aprova alterações no Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo. Disponível em: download (unioeste.br). Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 010/2023, de 28 de fevereiro de 2023. Aprova a alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Francisco Beltrão. Acesso em: 10 dez. 2023.
CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. UNIOESTE/CEPE. Resolução CEPE n. 156.2003 e Anexo I – CEPE/UNIOESTE, 2003.