A transversalidade da ética na formação profissional do assistente social: desafios contemporâneos para sua materialização em Universidades do Estado do Paraná

Contenu principal de l'article

Silmara Carneiro e Silva
https://orcid.org/0000-0003-3904-4329
Olegna de Souza Guedes

Résumé

O presente artigo visa socializar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a transversalidade da ética na estrutura curricular de cursos de graduação em Serviço Social em universidades públicas do Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, composta pelas fases bibliográfica e documental. Seu universo de pesquisa foi constituído por quatro cursos de Serviço Social, de três universidades paranaenses: Universidade Estadual de Londrina, Universidade do Oeste do Paraná e Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os resultados indicaram que as Diretrizes Curriculares de 1986 foram construídas em uma perspectiva de totalidade, que se traduz, sobretudo, na proposta de uma formação articulada entre três núcleos de fundamentação, que devem balizar os ementários das disciplinas e outras atividades concernentes à formação profissional. Foi possível constatar que, apesar de a ética estar presente nas ementas de diferentes disciplinas dos cursos analisados, sua  transversalidade ainda não é explicitada nas estruturas curriculares, o que aponta para alguns desafios no que tange à formação voltada à ética profissional. Isso requer um aprofundamento na  articulação entre as disciplinas, a partir da intrínseca relação entre elas e as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, que são constitutivas da profissão. 

Statistiques

Chargement des statistiques…

Renseignements sur l'article

Comment citer
SILVA, S. C. e; DE SOUZA GUEDES, O. . A transversalidade da ética na formação profissional do assistente social: desafios contemporâneos para sua materialização em Universidades do Estado do Paraná . Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422784.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22784. Acesso em: 21 nov. 2024.
Rubrique
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Bibliographies de l'auteur-e

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Graduada em Serviço Social pela UEPG. Pós-doutora. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. . E-mail: scsilva@uepg.br.

 

Olegna de Souza Guedes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Assistente Social. Pós-doutora. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Bolsista Produtividade CNPq. E-mail: olegnasg@gmail.com.

Références

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. ABESS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996). Cadernos ABESS, São Paulo, n. 7, p.58-76, nov. 1997.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. Centro de Documentação e Pesquisa em Serviço Social. ABESS/CEDEPSS. Proposta Básica para o projeto de formação profissional. Serviço Social e Sociedade, ano XV, n.50, São Paulo, p.143-171, abr.1996.

BARROCO, Maria Lúcia. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. 6. ed. São Paulo, Cortez, 2008.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do Assistente Social. Lei n° 8662/1993. 9. ed.rev. e atual. Brasília, 2011.

CARDOSO, P.F.G. Ética e Projetos Profissionais: os diferentes caminhos do Serviço Social no Brasil. São Paulo: Papel Social, 2013.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior - CNE/CES. Resolução Nº 15 – 13/03/2002: CNE/CES: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Diário Oficial da União, Brasília, 9 ab. 2002. Seção 1, p. 33-34.

LUKÁCS. G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Cadernos NEAN, São Paulo, n. 1, 1997.

LUKÁCS. G. Para uma ontologia do Ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.

LUKÁCS, György. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE n. 049.2005. Ratifica o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social, em implantação a partir do ano letivo de 2002. Disponível em: servico_social.pdf (uel.br). Acesso em: 10 dez. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE - Nº 2021.24. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE – Nº 042.2014. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2014a.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Departamento de Serviço Social. Programa da Disciplina: Ética Profissional do Serviço Social. Ponta Grossa: UEPG, 2014b.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE Nº 267/2017, de 30 de novembro de 2017. Altera o projeto pedagógico do curso de Serviço Social do campus de Francisco Beltrão, aprovado pela Resolução nº 251/2016-Cepe, de 8 de dezembro de 2016. 2017. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCnt Codigo=9537. Acesso em: 23 nov. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução -CEPE nº 159/2019, de 12 de setembro de 2019. Altera o Projeto Político-Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo e revoga a Resolução nº 247/2014-Cepe. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCntCodigo=154867. Acesso em: 10 dez. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 166/2022, de 15 de setembro de 2022. Aprova alterações no Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo. Disponível em: download (unioeste.br). Acesso em: 10 dez. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 010/2023, de 28 de fevereiro de 2023. Aprova a alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Francisco Beltrão. Acesso em: 10 dez. 2023.

CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. UNIOESTE/CEPE. Resolução CEPE n. 156.2003 e Anexo I – CEPE/UNIOESTE, 2003.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s