A transversalidade da ética na formação profissional do assistente social: desafios contemporâneos para sua materialização em Universidades do Estado do Paraná
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo visa socializar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a transversalidade da ética na estrutura curricular de cursos de graduação em Serviço Social em universidades públicas do Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, composta pelas fases bibliográfica e documental. Seu universo de pesquisa foi constituído por quatro cursos de Serviço Social, de três universidades paranaenses: Universidade Estadual de Londrina, Universidade do Oeste do Paraná e Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os resultados indicaram que as Diretrizes Curriculares de 1986 foram construídas em uma perspectiva de totalidade, que se traduz, sobretudo, na proposta de uma formação articulada entre três núcleos de fundamentação, que devem balizar os ementários das disciplinas e outras atividades concernentes à formação profissional. Foi possível constatar que, apesar de a ética estar presente nas ementas de diferentes disciplinas dos cursos analisados, sua transversalidade ainda não é explicitada nas estruturas curriculares, o que aponta para alguns desafios no que tange à formação voltada à ética profissional. Isso requer um aprofundamento na articulação entre as disciplinas, a partir da intrínseca relação entre elas e as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, que são constitutivas da profissão.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. ABESS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996). Cadernos ABESS, São Paulo, n. 7, p.58-76, nov. 1997.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. Centro de Documentação e Pesquisa em Serviço Social. ABESS/CEDEPSS. Proposta Básica para o projeto de formação profissional. Serviço Social e Sociedade, ano XV, n.50, São Paulo, p.143-171, abr.1996.
BARROCO, Maria Lúcia. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. 6. ed. São Paulo, Cortez, 2008.
CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do Assistente Social. Lei n° 8662/1993. 9. ed.rev. e atual. Brasília, 2011.
CARDOSO, P.F.G. Ética e Projetos Profissionais: os diferentes caminhos do Serviço Social no Brasil. São Paulo: Papel Social, 2013.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior - CNE/CES. Resolução Nº 15 – 13/03/2002: CNE/CES: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Diário Oficial da União, Brasília, 9 ab. 2002. Seção 1, p. 33-34.
LUKÁCS. G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Cadernos NEAN, São Paulo, n. 1, 1997.
LUKÁCS. G. Para uma ontologia do Ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
LUKÁCS, György. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE n. 049.2005. Ratifica o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social, em implantação a partir do ano letivo de 2002. Disponível em: servico_social.pdf (uel.br). Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE - Nº 2021.24. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE – Nº 042.2014. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2014a.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Departamento de Serviço Social. Programa da Disciplina: Ética Profissional do Serviço Social. Ponta Grossa: UEPG, 2014b.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE Nº 267/2017, de 30 de novembro de 2017. Altera o projeto pedagógico do curso de Serviço Social do campus de Francisco Beltrão, aprovado pela Resolução nº 251/2016-Cepe, de 8 de dezembro de 2016. 2017. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCnt Codigo=9537. Acesso em: 23 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução -CEPE nº 159/2019, de 12 de setembro de 2019. Altera o Projeto Político-Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo e revoga a Resolução nº 247/2014-Cepe. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCntCodigo=154867. Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 166/2022, de 15 de setembro de 2022. Aprova alterações no Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo. Disponível em: download (unioeste.br). Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 010/2023, de 28 de fevereiro de 2023. Aprova a alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Francisco Beltrão. Acesso em: 10 dez. 2023.
CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. UNIOESTE/CEPE. Resolução CEPE n. 156.2003 e Anexo I – CEPE/UNIOESTE, 2003.