Práticas educativas e direitos humanos de crianças e adolescentes: contribuição do serviço social
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo se propõe a refletir sobre a forma que o processo educativo assume no cotidiano do trabalho do Assistente Social do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e o conteúdo que essas práticas desvelam na relação com os sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, produzida por meio dos procedimentos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da análise de conteúdo, com recorte temporal de um ano, que vai de junho de 2019 a junho de 2020. O texto contextualiza o debate conceitual sobre as práticas educativas e o direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e, ao final, analisa as práticas educativas empreendidas. No contexto empírico estudado, as práticas tem características emancipatórias e se constituem como uma dimensão ontológica da atuação e como um recurso.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
ABREU, M. A. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2008.
ABREU, M. A. ; CARDOSO, F. G. Mobilização social e práticas educativas. In: CFESS, Conselho Federal de Serviço Social -; ABEPSS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: Cfess e Abepss, 2009. p. 1-17.
BARROCO, M. L.; TERRA, S. H. Código de Ética do Assistente Social comentado. Organização do CFESS. São Paulo: Cortez, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Plano Nacional de Promoção Proteção e Defesa do Direito de Criança e Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília: CONANDA, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
CFESS. Código de Ética do Assistente Social. In: Conselho Federal de Serviço Social. 10ª ed. Brasília: CFESS, 2012.
CONCEIÇÃO, D. G. da. O Serviço Social e prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social: Débora Guimarães da Conceição. Revista Serviço Social, Londrina, v. 12, n. 2, p. 51-67, jun. 2010.
FALEIROS, V. de P. Estratégias em Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1997.
GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.a., 1982.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. 9. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
GUERRA, Y. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS, Cláudia Mônica dos; BACKX, Sheila; GUERRA, Yolanda (Org.). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: UFJF, 2012. p. 39-68.
LUIZ, D. E. C. Emancipação e serviço social: a potencialidade da prática profissional. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011.
MAGALHÃES, S. M. Os laudos sociais na comunicação forense – caminhos e descaminhos. Dissertação de Mestrado – PUC – São Paulo, 2001.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MIOTO, T.; LIMA, T. C. S. de. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco: sistematização de um processo investigativo. Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 8 n.1 p. 22-48. jan./jun. 2009.
NETTO, J. de P. A construção do projeto ético político do Serviço Social. In: MOTA, Ana Elizabete et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: ABEPSS e Organização Pan-Americana de Saúde, 2006. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/a-construcao-do-projeto-eticopolitico-do-servico-social-201608060411147630190.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2020.
NOGUEIRA, V.; MIOTO, R. C. T. Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde. Disponível em: < http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf >. Acesso em: 01 Jun. 2020.
NOGUEIRA, M. A. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, A. D.; POLTRONIERI, C. de F. O trabalho socioeducativo do assistente social enquanto um intelectual orgânico. In: GIAQUETO, Adriana (Org.). A dimensão educativa no trabalho social. Jundiaí, Paco Editorial: 2015. p. 67 - 82.
TORRES, A. S. Segurança de convívio e de convivência: direito de proteção na Assistência Social. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17662/1/Abigail%20Silvestre%20Torres.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
YAZBEK, M. C. Pobreza e exclusão social: expressões da questão social no Brasil. Revista Temporalis, Brasília: ABEPSS, Grafline, Ano 2, n.3, p.33-40, 2001.