Práticas educativas e direitos humanos de crianças e adolescentes: contribuição do serviço social
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo se propõe a refletir sobre a forma que o processo educativo assume no cotidiano do trabalho do Assistente Social do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e o conteúdo que essas práticas desvelam na relação com os sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, produzida por meio dos procedimentos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da análise de conteúdo, com recorte temporal de um ano, que vai de junho de 2019 a junho de 2020. O texto contextualiza o debate conceitual sobre as práticas educativas e o direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e, ao final, analisa as práticas educativas empreendidas. No contexto empírico estudado, as práticas tem características emancipatórias e se constituem como uma dimensão ontológica da atuação e como um recurso.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Références
ABREU, M. A. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2008.
ABREU, M. A. ; CARDOSO, F. G. Mobilização social e práticas educativas. In: CFESS, Conselho Federal de Serviço Social -; ABEPSS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: Cfess e Abepss, 2009. p. 1-17.
BARROCO, M. L.; TERRA, S. H. Código de Ética do Assistente Social comentado. Organização do CFESS. São Paulo: Cortez, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Plano Nacional de Promoção Proteção e Defesa do Direito de Criança e Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília: CONANDA, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
CFESS. Código de Ética do Assistente Social. In: Conselho Federal de Serviço Social. 10ª ed. Brasília: CFESS, 2012.
CONCEIÇÃO, D. G. da. O Serviço Social e prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social: Débora Guimarães da Conceição. Revista Serviço Social, Londrina, v. 12, n. 2, p. 51-67, jun. 2010.
FALEIROS, V. de P. Estratégias em Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1997.
GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.a., 1982.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. 9. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
GUERRA, Y. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS, Cláudia Mônica dos; BACKX, Sheila; GUERRA, Yolanda (Org.). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: UFJF, 2012. p. 39-68.
LUIZ, D. E. C. Emancipação e serviço social: a potencialidade da prática profissional. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011.
MAGALHÃES, S. M. Os laudos sociais na comunicação forense – caminhos e descaminhos. Dissertação de Mestrado – PUC – São Paulo, 2001.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MIOTO, T.; LIMA, T. C. S. de. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco: sistematização de um processo investigativo. Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 8 n.1 p. 22-48. jan./jun. 2009.
NETTO, J. de P. A construção do projeto ético político do Serviço Social. In: MOTA, Ana Elizabete et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: ABEPSS e Organização Pan-Americana de Saúde, 2006. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/a-construcao-do-projeto-eticopolitico-do-servico-social-201608060411147630190.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2020.
NOGUEIRA, V.; MIOTO, R. C. T. Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde. Disponível em: < http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf >. Acesso em: 01 Jun. 2020.
NOGUEIRA, M. A. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, A. D.; POLTRONIERI, C. de F. O trabalho socioeducativo do assistente social enquanto um intelectual orgânico. In: GIAQUETO, Adriana (Org.). A dimensão educativa no trabalho social. Jundiaí, Paco Editorial: 2015. p. 67 - 82.
TORRES, A. S. Segurança de convívio e de convivência: direito de proteção na Assistência Social. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17662/1/Abigail%20Silvestre%20Torres.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
YAZBEK, M. C. Pobreza e exclusão social: expressões da questão social no Brasil. Revista Temporalis, Brasília: ABEPSS, Grafline, Ano 2, n.3, p.33-40, 2001.