Práticas educativas e direitos humanos de crianças e adolescentes: contribuição do serviço social

Conteúdo do artigo principal

Andressa Kolody
Elen Cristina Silva de Lima
Silvete Kovalski

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre a forma que o processo educativo assume no cotidiano do trabalho do Assistente Social do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e o conteúdo que essas práticas desvelam na relação com os sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, produzida por meio dos procedimentos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da análise de conteúdo, com recorte temporal de um ano, que vai de junho de 2019 a junho de 2020. O texto contextualiza o debate conceitual sobre as práticas educativas e o direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e, ao final, analisa as práticas educativas empreendidas. No contexto empírico estudado, as práticas tem características emancipatórias e se constituem como uma dimensão ontológica da atuação e como um recurso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
KOLODY, A.; SILVA DE LIMA, E. C.; KOVALSKI, S. . Práticas educativas e direitos humanos de crianças e adolescentes: contribuição do serviço social. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 20, p. 1–16, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.20.2016526.032. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/16526. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Seção Temática 30 anos do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente
Biografia do Autor

Andressa Kolody, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - Unicentro/PR

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual Centro-Oeste. E-mail: andressakolody@unicentro.br.

Elen Cristina Silva de Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná -Unicentro

Especialista em Famílias e Práticas Profissionais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, assistente social no NEDDIJ-Guarapuava. E-mail: elencristina055@gmail.com.

Silvete Kovalski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - Unicentro/PR

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, bolsista de Serviço Social no NEDDIJ-Guarapuava. E-mail: silvetekvarge@gmail.com.

Referências

ABREU, M. A. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2008.

ABREU, M. A. ; CARDOSO, F. G. Mobilização social e práticas educativas. In: CFESS, Conselho Federal de Serviço Social -; ABEPSS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: Cfess e Abepss, 2009. p. 1-17.

BARROCO, M. L.; TERRA, S. H. Código de Ética do Assistente Social comentado. Organização do CFESS. São Paulo: Cortez, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Plano Nacional de Promoção Proteção e Defesa do Direito de Criança e Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília: CONANDA, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

CFESS. Código de Ética do Assistente Social. In: Conselho Federal de Serviço Social. 10ª ed. Brasília: CFESS, 2012.

CONCEIÇÃO, D. G. da. O Serviço Social e prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social: Débora Guimarães da Conceição. Revista Serviço Social, Londrina, v. 12, n. 2, p. 51-67, jun. 2010.

FALEIROS, V. de P. Estratégias em Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1997.

GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.a., 1982.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. 9. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

GUERRA, Y. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS, Cláudia Mônica dos; BACKX, Sheila; GUERRA, Yolanda (Org.). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: UFJF, 2012. p. 39-68.

LUIZ, D. E. C. Emancipação e serviço social: a potencialidade da prática profissional. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011.

MAGALHÃES, S. M. Os laudos sociais na comunicação forense – caminhos e descaminhos. Dissertação de Mestrado – PUC – São Paulo, 2001.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MIOTO, T.; LIMA, T. C. S. de. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco: sistematização de um processo investigativo. Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 8 n.1 p. 22-48. jan./jun. 2009.

NETTO, J. de P. A construção do projeto ético político do Serviço Social. In: MOTA, Ana Elizabete et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: ABEPSS e Organização Pan-Americana de Saúde, 2006. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/a-construcao-do-projeto-eticopolitico-do-servico-social-201608060411147630190.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2020.

NOGUEIRA, V.; MIOTO, R. C. T. Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde. Disponível em: < http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf >. Acesso em: 01 Jun. 2020.

NOGUEIRA, M. A. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, A. D.; POLTRONIERI, C. de F. O trabalho socioeducativo do assistente social enquanto um intelectual orgânico. In: GIAQUETO, Adriana (Org.). A dimensão educativa no trabalho social. Jundiaí, Paco Editorial: 2015. p. 67 - 82.

TORRES, A. S. Segurança de convívio e de convivência: direito de proteção na Assistência Social. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17662/1/Abigail%20Silvestre%20Torres.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.

YAZBEK, M. C. Pobreza e exclusão social: expressões da questão social no Brasil. Revista Temporalis, Brasília: ABEPSS, Grafline, Ano 2, n.3, p.33-40, 2001.