A produção acadêmica discente em nível de graduação do curso de Serviço Social da UEPG a partir dos trabalhos de conclusão de curso no período 2010 – 2020
Contenido principal del artículo
Resumen
Em 2023, o Curso de Serviço Social da UEPG completou 50 anos, retratando uma trajetória destinada à formação de profissionais
comprometidos com o projeto ético-político da profissão. Nesta trajetória, houve investimento na qualificação do processo de ensino-aprendizagem, consolidação da pesquisa e construção de projetos e programas de extensão universitária, contribuindo para a articulação ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o projeto pedagógico do curso de Serviço Social tem como parte do Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional a disciplina Pesquisa em Serviço Social. Enfatizando a relevância dessa disciplina e seus desdobramentos, este artigo objetiva refletir sobre a dimensão investigativa e sua presença no processo de formação profissional de Serviço Social, contextualizar a disciplina de pesquisa no projeto político-pedagógico do curso de Serviço Social da UEPG e sistematizar a produção acadêmica discente em nível de graduação do curso de Serviço Social da UEPG a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no período 2010 – 2020. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, sustentada em pesquisa documental, cujos resultados foram sistematizados mediante revisão de literatura ancorada em referencial teórico-crítico. Seus resultados estão organizados em três aspectos: pesquisa e processo de formação profissional em Serviço Social; o projeto político-pedagógico do curso de Serviço Social com ênfase na disciplina Pesquisa em Serviço Social; e a produção acadêmica discente do curso de Serviço Social com
base nos TCCs. As conclusões apontam a relevância da produção acadêmica discente na graduação, visto que potencializa a necessária vinculação entre a dimensão investigativa e interventiva durante o processo inicial de formação profissional.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
BATTINI, Odária. A pesquisa nas Ciências Sociais: desafios e perspectivas. In Revista Emancipação, ano 3, n. 1, Ponta Grossa: Editora UEPG, 2003.
BOURGUIGNON, J.A. A particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social. São Paulo: Veras Editora. Ponta Grossa: UEPG, 2008.
BRASIL. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social. Resolução nº 15, de 13 de março de 2002. Disponível em https://www.abepss.org.br/arquivos/textos/ documento_201603311141012990370.pdf, consultado em 27 de novembro de 2023.
CARDOSO, Franci Gomes. A pesquisa na formação profissional do assistente social: algumas exigências e desafios. Cadernos ABESS, São Paulo: Cortez Editora, 1998.
DUTRA, Lívia Almeida. POLÍTICA SOCIAL E A LUTA DO MOVIMENTO LGBTQ NO BRASIL: conquistas e desafios. In: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís, 2019. Disponível em: https://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2019/images/trabalhos/trabalho_submissaoId_312_3125cbb54147d07c.pdf. Acesso em: 05 de nov. 2023.
GUERRA, Iolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília-DF, 2009.
KOIKE, Maria Marieta. Formação profissional em Serviço Social: exigências atuais. In CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais, Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
KRAINSKI, Luiza Bittencourt. Da intenção ao gesto: um estudo da formação profissional do curso de Serviço Social da UEPG. 175 fls. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2000.
MARONESE, Luciane Francielli Zorzetti; FORTUNA, Sandra Lourenço de Andrade. A dimensão investigativa na formação em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares de 1996. Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, n. 52, p. 136 - 150, maio/ago. 2023. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/76086. Consultado em
de dezembro de 2023.
MIOTO, C.T. R, NOGUEIRA, V.M.R. Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 16, n. esp., p. 61-71, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HC4Drwd89pyhpRb8fK3cr4S/?format=pdf. Acesso em: 05 de nov. 2023.
OLIVEIRA, S. B. de, VIEIRA, M. S., & BRUM, L. (2021). Cultura de Paz: Aspectos históricos e conceituais. Textos & Contextos (Porto Alegre), 20(1), e 38618. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/38618. Acesso em: 05 de nov. 2023.
SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário Revista Conexão. v. 6 n. 1 (2010): Janeiro-Dezembro. UEPG, 2010.
SCHIOCHET, Valmor. Institucionalização das Políticas Públicas de Economia Solidária: Breve trajetória e desafios. Repositório IPEA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4085/1/bmt40_08_ECONS_institucionalizacao.pdf. Acesso em: 05 de nov. 2023.
UEPG. Resolução CEPE n° 132, de 05 de dezembro de 2006. Aprova projeto pedagógico do curso de bacharelado em Serviço Social da UEPG. 2006. Disponível em: https://legislacao.apps.uepg.br/documentosPublico/11322006-12-0523.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.
UEPG. Resolução CEPE n° 042, de 14 de outubro de 2014. Aprova novo projeto pedagógico do curso de bacharelado em Serviço Social da UEPG. 2014. Disponível em: https://www2.uepg.br/prograd/wpcontent/uploads/sites/19/2022/02/Bach-Servico-Social-PPC-2014_Reduzido.pdf. Acesso em: 19 out.2023.
UEPG. Resolução CEPE Nº 022 de 22 de agosto de 2017. Aprova o Novo Regulamento de Atividades de Pesquisa da UEPG. 2017. Disponível em: https://www2.uepg.br/propesp/wp-content/uploads/sites/41/2019/11/PESQUISA.pdf. Acesso em: 02 de nov. de 2023.
UEPG. Resolução CEPE n° 2021.24, de 27 de outubro de 2021. Aprova novo projeto pedagógico do curso de Serviço Social da UEPG. 2021. Disponível em: https://www2.uepg.br/prograd/wp-content/uploads/sites/19/2022/02/Bach-Servico-Social_-A-partir-de-2022.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.
UEPG. Departamento de Serviço Social. Lista de Trabalhos de Conclusão de Curso – 2010/2022. Documento não publicado. 2023.
UEPG, RESOLUÇÃO CEPE Nº 235, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2009. Aprova regulamento das atividades de programas e projetos de extensão universitária, da UEPG. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/wp-content/uploads/sites/8/2018/10/LEGISLACAO_RESOLUCAO_CEPE_2009-235.pdf. Acesso em: 02 de nov. de 2023.
UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Departamento de Serviço Social. Disponível em: https://www2.uepg.br/deservi/. Acesso em: 07 de nov. 2023.
UEPG. Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais - PROEX. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/. Acesso em: 07 de nov. 2023.
UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mapa da Extensão - PROEX. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/mapa-da-extensao/. Acesso em: 07 de nov. 2023.