A produção acadêmica discente em nível de graduação do curso de Serviço Social da UEPG a partir dos trabalhos de conclusão de curso no período 2010 – 2020

Contenido principal del artículo

Jussara Ayres Bourguignon
https://orcid.org/0000-0002-2448-4121
Peterson Alexandre Marino
https://orcid.org/0000-0002-6998-4998
Camila Aparecida da Silva Albach
https://orcid.org/0009-0008-3452-7034

Resumen

Em 2023, o Curso de Serviço Social da UEPG completou 50 anos, retratando uma trajetória destinada à formação de profissionais 
comprometidos com o projeto ético-político da profissão. Nesta trajetória, houve investimento na qualificação do processo de ensino-aprendizagem, consolidação da pesquisa e construção de projetos e programas de extensão universitária, contribuindo para a articulação ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o projeto pedagógico do curso de Serviço Social tem como parte do Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional a disciplina Pesquisa em Serviço Social. Enfatizando a relevância dessa disciplina e seus desdobramentos, este artigo objetiva refletir sobre a dimensão investigativa e sua presença no processo de formação profissional de Serviço Social, contextualizar a disciplina de pesquisa no projeto político-pedagógico do curso de Serviço Social da UEPG e sistematizar a produção acadêmica discente em nível de graduação do curso de Serviço Social da UEPG a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no período 2010 – 2020. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, sustentada em pesquisa documental, cujos resultados foram sistematizados mediante revisão de literatura ancorada em referencial teórico-crítico. Seus resultados estão organizados em três aspectos: pesquisa e processo de formação profissional em Serviço Social; o projeto político-pedagógico do curso de Serviço Social com ênfase na disciplina Pesquisa em Serviço Social; e a produção acadêmica discente do curso de Serviço Social com
base nos TCCs. As conclusões apontam a relevância da produção acadêmica discente na graduação, visto que potencializa a necessária vinculação entre a dimensão investigativa e interventiva durante o processo inicial de formação profissional.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
BOURGUIGNON, J. A.; ALEXANDRE MARINO, P.; DA SILVA ALBACH, C. A. . A produção acadêmica discente em nível de graduação do curso de Serviço Social da UEPG a partir dos trabalhos de conclusão de curso no período 2010 – 2020. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422648.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22648. Acesso em: 22 jul. 2024.
Sección
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Biografía del autor/a

Jussara Ayres Bourguignon, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Serviço Social e Mestre em Prática Profissional e Política Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP). Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. E-mail: juaybo@gmail.com.

 

Peterson Alexandre Marino, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Serviço Social. Professor Adjunto do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. E-mail: petersonmarino@hotmail.com.

 

Camila Aparecida da Silva Albach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Pós-Graduanda em Gestão das Políticas Sociais (CENSUPEG) e Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG, 2023). E-mail: camialbach18@gmail.com

Citas

BATTINI, Odária. A pesquisa nas Ciências Sociais: desafios e perspectivas. In Revista Emancipação, ano 3, n. 1, Ponta Grossa: Editora UEPG, 2003.

BOURGUIGNON, J.A. A particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social. São Paulo: Veras Editora. Ponta Grossa: UEPG, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social. Resolução nº 15, de 13 de março de 2002. Disponível em https://www.abepss.org.br/arquivos/textos/ documento_201603311141012990370.pdf, consultado em 27 de novembro de 2023.

CARDOSO, Franci Gomes. A pesquisa na formação profissional do assistente social: algumas exigências e desafios. Cadernos ABESS, São Paulo: Cortez Editora, 1998.

DUTRA, Lívia Almeida. POLÍTICA SOCIAL E A LUTA DO MOVIMENTO LGBTQ NO BRASIL: conquistas e desafios. In: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís, 2019. Disponível em: https://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2019/images/trabalhos/trabalho_submissaoId_312_3125cbb54147d07c.pdf. Acesso em: 05 de nov. 2023.

GUERRA, Iolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília-DF, 2009.

KOIKE, Maria Marieta. Formação profissional em Serviço Social: exigências atuais. In CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais, Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

KRAINSKI, Luiza Bittencourt. Da intenção ao gesto: um estudo da formação profissional do curso de Serviço Social da UEPG. 175 fls. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2000.

MARONESE, Luciane Francielli Zorzetti; FORTUNA, Sandra Lourenço de Andrade. A dimensão investigativa na formação em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares de 1996. Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, n. 52, p. 136 - 150, maio/ago. 2023. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/76086. Consultado em

de dezembro de 2023.

MIOTO, C.T. R, NOGUEIRA, V.M.R. Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 16, n. esp., p. 61-71, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HC4Drwd89pyhpRb8fK3cr4S/?format=pdf. Acesso em: 05 de nov. 2023.

OLIVEIRA, S. B. de, VIEIRA, M. S., & BRUM, L. (2021). Cultura de Paz: Aspectos históricos e conceituais. Textos & Contextos (Porto Alegre), 20(1), e 38618. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/38618. Acesso em: 05 de nov. 2023.

SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário Revista Conexão. v. 6 n. 1 (2010): Janeiro-Dezembro. UEPG, 2010.

SCHIOCHET, Valmor. Institucionalização das Políticas Públicas de Economia Solidária: Breve trajetória e desafios. Repositório IPEA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4085/1/bmt40_08_ECONS_institucionalizacao.pdf. Acesso em: 05 de nov. 2023.

UEPG. Resolução CEPE n° 132, de 05 de dezembro de 2006. Aprova projeto pedagógico do curso de bacharelado em Serviço Social da UEPG. 2006. Disponível em: https://legislacao.apps.uepg.br/documentosPublico/11322006-12-0523.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.

UEPG. Resolução CEPE n° 042, de 14 de outubro de 2014. Aprova novo projeto pedagógico do curso de bacharelado em Serviço Social da UEPG. 2014. Disponível em: https://www2.uepg.br/prograd/wpcontent/uploads/sites/19/2022/02/Bach-Servico-Social-PPC-2014_Reduzido.pdf. Acesso em: 19 out.2023.

UEPG. Resolução CEPE Nº 022 de 22 de agosto de 2017. Aprova o Novo Regulamento de Atividades de Pesquisa da UEPG. 2017. Disponível em: https://www2.uepg.br/propesp/wp-content/uploads/sites/41/2019/11/PESQUISA.pdf. Acesso em: 02 de nov. de 2023.

UEPG. Resolução CEPE n° 2021.24, de 27 de outubro de 2021. Aprova novo projeto pedagógico do curso de Serviço Social da UEPG. 2021. Disponível em: https://www2.uepg.br/prograd/wp-content/uploads/sites/19/2022/02/Bach-Servico-Social_-A-partir-de-2022.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.

UEPG. Departamento de Serviço Social. Lista de Trabalhos de Conclusão de Curso – 2010/2022. Documento não publicado. 2023.

UEPG, RESOLUÇÃO CEPE Nº 235, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2009. Aprova regulamento das atividades de programas e projetos de extensão universitária, da UEPG. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/wp-content/uploads/sites/8/2018/10/LEGISLACAO_RESOLUCAO_CEPE_2009-235.pdf. Acesso em: 02 de nov. de 2023.

UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Departamento de Serviço Social. Disponível em: https://www2.uepg.br/deservi/. Acesso em: 07 de nov. 2023.

UEPG. Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais - PROEX. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/. Acesso em: 07 de nov. 2023.

UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mapa da Extensão - PROEX. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/mapa-da-extensao/. Acesso em: 07 de nov. 2023.