Chamada de textos para o caderno temático 2024.

Mecanismos de privatização da Ed. Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional

Submissões de 02/02 a 02/04/2024

 

Os processos de privatização da educação têm ganhado destaque nas últimas décadas no Brasil e América Latina, diante das diversas estratégias pelas quais as relações público-privadas vem se direcionando para a privatização da educação pública. Observam-se que os mecanismos de privatização não se limitam à transferência de bens e responsabilidades ao setor privado, mas também pela adoção, elaboração e gestão da educação e suas políticas públicas, minimizando a participação do Estado, limitando a autonomia docente e consolidando a lógica neoliberal no processo de formação da sociedade.
Com sentido de revelar, problematizar e trazer luz às diversas situações pelas quais esse processo se materializa na educação básica brasileira, propomos o caderno temático “Mecanismos de privatização da Ed. Básica e seus impactos na prática nas políticas e gestão educacional”
Neste caderno temático, convidamos pesquisadores e pesquisadoras de todo o país a compartilharem estudos, pesquisas e práticas pedagógicas que demonstram as diversas formas pelas quais os processos de privatização vêm ocorrendo no Brasil, reconhecendo e apontando suas consequências para a construção da sociedade e da democracia.
São esperados textos que apresentem uma discussão teórica ou empírica atualizada sobre o tema, preferencialmente oriundos de pesquisas de programas de Pós-graduação em Educação e/ou Grupos de Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Gestão da Educação nos formatos: artigos, resenhas, entrevistas e relato de experiências, de acordo com as diretrizes específicas da Revista Olhar de Professor.
Ao compreender as dimensões desse fenômeno e suas implicações específicas no contexto brasileiro, esperamos contribuir para um debate crítico sobre o futuro da educação, defendendo princípios fundamentais para a garantia do direito à educação para todos.

Tipos de textos esperados:

- Artigos inéditos que se enquadrem na temática do caderno temático - Resenhas de livros sobre o tema do caderno temático, publicados nos últimos 5 (cinco) anos, entrevistas e relatos de experiência. O caderno temático/dossiê tem por objetivo reunir estudos e pesquisas que apresentem uma discussão teórica ou empírica atualizada sobre as diversas formas pelas quais os processos de privatização vêm ocorrendo no Brasil, reconhecendo as consequências desse processo para a construção da sociedade e da democracia.

Observação: todos os artigos recebidos serão avaliados quanto à pertinência ao tema do caderno temático.

Editoras convidadas: 
· Prof. Dra. Graziela Ferreira de Souza - Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, Pós-doutoranda e Bolsista CAPES, UNICENTRO.
· Prof. Dra. Marisa Schneckenberg - Doutora em Educação,UNICENTRO
· Prof. Dra. Michelle Fernandes Lima - Doutora em Educação,UNICENTRO.
· Prof. Dra. Kelly Letícia da Silva Sakata - Doutora em Educação, UEMS.