O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.