Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades

Conteúdo do artigo principal

Lea das Graças Camargo Anastasiou

Resumo

Ao analisar a situação dos que atuam hoje nas salas de aula da universidade, verificou-se que, com exceção dos docentes provenientes das Licenciaturas e Pedagogia, a grande maioria dos professores universitários não conta com a formação sistêmica necessária à construção de uma identidade profissional para a docência. Diagnóstico inicial realizado em uma instituição universitária apontou o desconhecimento, por esses professores, da proposta pedagógica vigente e da teoria pedagógica vigente e da teoria pedagógica em ação; trabalho docente individualizado e fragmentado; distância das disciplinas teóricas das práticas; predominância de um modelo jesuítico de aula expositiva, cópia e exercícios de verificação. Esses e outros elementos foram tomados como ponto de partida e de chegada de um processo de Profissionalização Continuada que, constituído por duas experiências diferentes, mas tendo em comum a proposta de mudanças por aproximações processuais, sucessivas, por meio de estudos e investigações, objetivaram possibilitar aos referidos docentes um processo de análise, estudo, discussões e construções coletivas que lhes propiciasse a formação contínua essencial ao exercício do magistério. Vários elementos foram determinantes desse Processo de Profissionalização, dentes eles: o conhecimento da realidade, a abrangência de uma proposta coletiva e institucional, a presença os coordenadores dos cursos ou departamentos, o fator tempo, as condições concretas de efetivação, a definição de elementos da teoria didática, a participação dos alunos e o reconhecimento da necessidade de um trabalho colegiado, participativo, cooperativo, entre os sujeitos do processo. A investigação, caracterizada como uma pesquisa-ação, permitiu a constatação de que os processos de profissionalização continuada vivenciados constituem espaços institucionais de fortalecimento das identidades pessoais e profissionais e da própria categoria docente. Resultam, tais processos, em proveito para os sujeitos envolvidos e para o próprio processo de ensino e aprendizagem, possibilitando sistematizações importantes acerca da ação docente universitária hoje necessária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANASTASIOU, L. das G. C. Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1424. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo