Do percurso de formação e desenvolvimento profissional: entre normas e (pre)conceitos para repensar a profissão docente

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Maria de Fátima Barbosa Abdalla

Resumo

O texto apresenta uma breve sistematização de aspectos conceituais que vêm norteando o percurso da formação e desenvolvimento profissional dos professores, com base nas diretrizes recentes elaboradas pela política educacional brasileira e no movimento dos educadores frente às tensões e desafios que foram desencadeados a partir dessas diretrizes. Sob essa perspectiva, o estudo retrata o contexto de formação docente, assinalando, do ponto de vista social e profissional, quais foram as mudanças mais significativas por que passaram e passam os professores. Ao denunciar os limites da real política de formação e profissionalização, este texto levanta considerações para repensar o compromisso do Estado e da Escola com o estabelecimento de políticas, assim como indica a necessidade de se valorizarem estratégias de aprendizagem da profissão, que permitam descortinar um percurso profissional de construção e de produção de sentido no conjunto das diretrizes propostas e das práticas educacionais.

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Como Citar
ABDALLA, M. de F. B. Do percurso de formação e desenvolvimento profissional: entre normas e (pre)conceitos para repensar a profissão docente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1437. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo