A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES

Conteúdo do artigo principal

Helena Maria dos Santos Felício
Ronaldo Alexandre de Oliveira

Resumo

Este trabalho pretende socializar e discutir os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar o processo de construção do currículo em sala de aula, ou seja, do currículo em ção e refletir sobre ele. Na análise, buscamos identificar e compreender s desafios e possibilidades de tal construção curricular, tanto no processo de formaçãonicial deprofessores, como na formação contínua do professor de Ensino Superior.Esta possibilidade construtiva nos leva ao encontro da compreensão de que professor e alunos são sujeitos no processo de ensino e aprendizagem quando, efetivamente, ambos sãonvolvidos na arquitetura das ações curriculares, favorecendo, continuamente, o exercício da auto-formação. Partindo do pressuposto que a sala de aula é um espaço fundamental e necessário às relações pessoais e cognitivas, destacamos a possibilidade de construir um currículo em uma perspectiva horizontal, ou seja, em um processo dialógico permanente, rompendo com a lógica da hierarquização do conhecimento com as relações autoritárias de der. Sustentados, teoricamente, nas proposições de Alves (2002), Freire (1987, 1997, 2000), iroux (2001), Hadji (2001) e Saul (2000), analisamos os dados provenientes de uma experiência desenvolvida durante o segundo semestre de 2004, na disciplina de Didática, ministrada no quarto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), onde constatamos a possibilidade de construir o currículo em sala de aulacom indícios de autonomia e emancipação, uma vez que nessa experiência foi possível democratizar a relação professor-aluno, bem como as ações curriculares no desenvolvimento do curso.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
3,588
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026115
|

Detalhes do artigo

Como Citar
FELÍCIO, H. M. dos S.; DE OLIVEIRA, R. A. A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468. Acesso em: 16 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo