O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática

Conteúdo do artigo principal

Helena Maria dos Santos
Ronaldo Alexandre de Oliveira

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se apresentar a prática dos registros construídos pelos alunos a partir das aulas de Didática, como possibilidade de construção do processo de autoria sustentado nas atitudes de observação, registro e reflexão. Por intermédio do procedimento de análise de conteúdo, o material escrito pelos alunos de uma turma do quarto período do Curso Normal Superior da Universidade do Vale do Paraíba foi explorado e possibilitou a classificação desses documentos em três categorias: registros descritivos, registros descritivos-interpretativos, registros analíticos-reflexivos. Verificou-se que os registros considerados somente descritivos apontaram para uma formação baseada na racionalidade técnica, dimensão essa que deve ser superada pela necessidade atual de professores mais reflexivos e autônomos. Nas demais categorias, percebeu-se o quanto o ato de vivenciar, de observar, de registrar e de refletir sobre as aulas direcionam para uma dimensão do exercício reflexivo, extremamente necessário à educação contemporânea, marcada pela provisoriedade, instabilidade e incerteza. São esses componentes da contemporaneidade que requerem uma formação reflexiva, criadora e criativa, que são as bases da autoria.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
245
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202616
|

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS, H. M.; DE OLIVEIRA, R. A. O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1426. Acesso em: 15 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)