O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática

Main Article Content

Helena Maria dos Santos
Ronaldo Alexandre de Oliveira

Abstract

Neste trabalho, objetiva-se apresentar a prática dos registros construídos pelos alunos a partir das aulas de Didática, como possibilidade de construção do processo de autoria sustentado nas atitudes de observação, registro e reflexão. Por intermédio do procedimento de análise de conteúdo, o material escrito pelos alunos de uma turma do quarto período do Curso Normal Superior da Universidade do Vale do Paraíba foi explorado e possibilitou a classificação desses documentos em três categorias: registros descritivos, registros descritivos-interpretativos, registros analíticos-reflexivos. Verificou-se que os registros considerados somente descritivos apontaram para uma formação baseada na racionalidade técnica, dimensão essa que deve ser superada pela necessidade atual de professores mais reflexivos e autônomos. Nas demais categorias, percebeu-se o quanto o ato de vivenciar, de observar, de registrar e de refletir sobre as aulas direcionam para uma dimensão do exercício reflexivo, extremamente necessário à educação contemporânea, marcada pela provisoriedade, instabilidade e incerteza. São esses componentes da contemporaneidade que requerem uma formação reflexiva, criadora e criativa, que são as bases da autoria.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
DOS SANTOS, H. M.; DE OLIVEIRA, R. A. O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1426. Acesso em: 24 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo

Most read articles by the same author(s)