O papel do professor/pesquisador na construção do projeto político pedagógico no Ensino Superior - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0009

Conteúdo do artigo principal

Helena Maria dos Santos Felício

Resumo

O texto tem por objetivo refletir o papel do professor/pesquisador na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, entendido como um instrumento que organiza e consolida o trabalho pedagógico (ensino, pesquisa e extensão) na Instituição de Ensino Superior. Partindo do pressuposto de que o Projeto Político-Pedagógico estabelece os princípios, as diretrizes e as finalidades das ações pedagógicas, procurou-se evidenciar os referenciais e elementos que fundamentam o processo de construção coletiva do projeto em uma instituição de ensino. Para tal construção, o professor/pesquisador é desafiado a romper com algumas barreiras que a tradição do Ensino Superior construiu ao longo de sua história, bem como assumir posicionamentos que farão diferença no cotidiano institucional.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
FELÍCIO, H. M. dos S. O papel do professor/pesquisador na construção do projeto político pedagógico no Ensino Superior - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0009. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 145–153, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3197. Acesso em: 14 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Helena Maria dos Santos Felício

Doutora em Educação: Currículo; Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)