O LUGAR DO DEVER DE CASA NA SALA DE AULA

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Maria Eulina Pessoa de Carvalho
Conceição dos S. Nascimento
Clotilde M. de Paiva

Resumo

O dever de casa constitui problemática pouco pesquisada, ausente da formação docente e planejamento pedagógico. Tem implicações familiares e escolares, pressupondo articulação entre tarefas de casa e classe. Sua eficácia na melhoria do aproveitamento escolar tem sido apontada, mas seu lugar no planejamento pedagógico não tem tido atenção. Qual o lugar do dever de casa na sala de aula as práticas docentes atuais? Esta questão é explorada empiricamente em turmas de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas de João Pessoa, através da observação e entrevistas com professoras. Os resultados indicam que o dever de casa é uma prática rotineira de exercícios individuais de aplicação e fixação, sendo prescrito e corrigido em aula, tomando para isso muito tempo. Articula-se de forma mais ou menos sistemática ou precária ao planejamento pedagógico, segundo um modelo curricular e pedagógico tradicional que requer monitoramento doméstico cotidiano ou desenvolvimento de hábitos de estudo independente, o que não tem obtido sucesso generalizado. Diante do desafio da equidade, considerando que sua produtividade depende das condições familiares e do bom planejamento pedagógico, são urgentes inovações pedagógicas que superem o modele em que o dever de casa é parte intrínseca da aula.

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Como Citar
DE CARVALHO, M. E. P.; NASCIMENTO, C. dos S.; DE PAIVA, C. M. O LUGAR DO DEVER DE CASA NA SALA DE AULA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1469. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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