Dever de casa:visões de mães e professoras

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Maria Eulina Pessoa de Carvalho
Marta Helena Burity Serpa

Resumo

Diante de sua importância no cotidiano das relações famíliaescola, o dever de casa tem sido pouco pesquisado em suas concepções, práticas e implicações, seja para a vida familiar, seja para o trabalho docente. A ênfase em sua adoção vem crescendo no atual contexto de política educacional neoliberal de incentivo à participação dos pais na escola e de avaliação da produtividade escolar. Este trabalho é uma análise preliminar de dados de investigação sobre concepções e práticas de dever de casa envolvendo entrevistas com mães e professoras de alunos e alunas de escolas públicas e privadas ensino fundamental de Campina Grande/PB, João Pessoa e municípios vizinhos. Os dados revelam as dificuldades e visões ambíguas acerca do dever de casa das mães de baixa renda e escolaridade, cujos filhos e filhas freqüentam as escolas públicas. Indicam que nas famílias com menos recursos materiais e culturais, o clima do dever de casa é de maior sofrimento e conflito para mães, filhos e filhas, evidenciando-se a problemática da relação entre o dever de casa e as dificuldades escolares dos estudantes, particularmente quando se considera que as professoras esperam a adesão da família ao dever e que sua feitura ou não afeta a avaliação e as chances de sucesso ou fracasso escolar.

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Como Citar
DE CARVALHO, M. E. P.; SERPA, M. H. B. Dever de casa:visões de mães e professoras. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1450. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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