Gênero, masculinidade e magistério: horizontes de pesquisa

Conteúdo do artigo principal

José Luiz Ferreira
Maria Eulina Pessoa de Carvalho

Resumo

O magistério da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental é um campo feminizado, sendo raros os estudos empíricos sobre a docência nele exercida por homens. Este texto objetiva refletir sobre essa questão a partir das categorias gênero e masculinidade, entendidas como construções sociais e históricas, pressupondo-se a possibilidade de reconstruções cotidianas das identidades de homens, mulheres e docentes. Considerar a docência masculina no espaço escolar majoritariamente feminino remete à discussão sobre novas identidades masculinas e femininas e sobre o próprio exercício da docência, na direção de uma sociedade não-sexista e da eqüidade de gênero.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
369
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202616
|

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, J. L.; DE CARVALHO, M. E. P. Gênero, masculinidade e magistério: horizontes de pesquisa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1458. Acesso em: 16 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)