Quando a escola se transferiu para casa: reflexões sobre o trabalho escolar durante a pandemia

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Dr.ª Maria Eulina Pessoa de Carvalho
https://orcid.org/0000-0002-2947-5814

Resumo

Este texto retoma o tema das relações família-escola, a partir de um trabalho publicado nesta revista, em 2006, enfocando visões de mães e professoras sobre o dever de casa, entendido como trabalho escolar transferido para casa. E situa o tema no recente contexto do trabalho escolar inevitavelmente e inteiramente transferido para casa durante a pandemia de Covid-19. A primeira parte do texto trata das implicações do dever de casa no cotidiano das mães e na relação com filho/a/s, no contexto do acompanhamento escolar como tarefa materna; a segunda parte trata do sobretrabalho que as mulheres/mães tiveram que assumir na mediação do ensino remoto em casa durante o período de isolamento social. Conclui que, no contexto da tradicional divisão sexual do trabalho e desigualdade de gênero, que atribui às mulheres o cuidado e educação das crianças em casa e na escola, a compreensão recíproca das dificuldades enfrentadas pelas mulheres-mães, durante o ensino remoto, estimulava a solidariedade e aliança entre mães e professoras, sobretudo quando a professora era mãe.

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Como Citar
CARVALHO, M. E. P. de. Quando a escola se transferiu para casa: reflexões sobre o trabalho escolar durante a pandemia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22804.077. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22804. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Dossiê Comemorativo 25 anos
Biografia do Autor

Dr.ª Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha. Doutorado em Educational Policy Curriculum And Teaching pela Michigan State University. Professora titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão. Bolsista de produtividade CNPq.

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